Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

João Doria pediu favores a chefe de agência do governo Dilma

A mulher do pré-candidato tucano à prefeitura, Bia Doria, enviou, em abril, um pedido para que a Apex patrocinasse uma exposição de suas obras no exterior

João Doria pediu favores a chefe
de agência do governo Dilma
Notícias ao Minuto Brasil

21:25 - 24/01/16 por Notícias Ao Minuto

Política Patrocínio

A programação que o empresário João Doria Júnior, pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, ofereceu a autoridades públicas em 2015 incluia fim de semana em uma luxuosa casa em Campos do Jordão (SP), com direito a spa e massagens na recepção, aperitivos diante da lareira e até jantar de aniversário de um cantor famoso.

A pelo menos um dos seus convidados, Doria também fez pedidos de favores pessoais. Os registros do convescote estão em e-mails enviados por funcionários de Doria aos integrantes da comitiva, em julho do ano passado, informou a “Folha de São Paulo”.

Entre os destinatários das mensagens do tucano estava David Barioni, presidente da Apex Brasil, agência do governo federal responsável pelo fomento à exportação. Meses antes, Barioni havia recebido outra mensagem.

A mulher do pré-candidato tucano à prefeitura, Bia Doria, enviou, em abril, um pedido para que a Apex patrocinasse uma exposição de suas obras no exterior. Ela é artista plástica e, no e-mail, diz ter obtido incentivo da Lei Rouanet para captar até R$ 1,7 milhão.

Na mensagem, Bia diz que seguiria "em busca de empresas". "Mas está difícil alguma me falar sim", conclui na comunicação. Ela ainda ressalta que o marido estava copiado na mensagem e poderia expressar, portanto, alguma contrariedade, se houvesse, ao pedido de patrocínio.

A sequência da conversa, segundo a “Folha”, mostra que Doria se manifestou em seguida, dando aval à investida. "Nenhuma objeção. Pelo contrário", escreve o empresário. "Barioni, aqui ao meu lado, vai avançar neste tema com você", arremata.

Campo obrigatório