Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Líder diz que PT está 'convencido' de propostas impopulares do governo

"Já tínhamos discutido isso antes do congresso do PT. O governo que pediu para não tratarmos deste assunto. Como era embrionário, pediu para segurar. Estamos convencidos dessas coisas", afirmou Machado

Líder diz que PT está 'convencido' de propostas impopulares do governo
Notícias ao Minuto Brasil

18:08 - 01/02/16 por Estadao Conteudo

Política Ajuste fiscal

Líder do PT na Câmara até esta quarta-feira, 3, o deputado Sibá Machado (AC), disse que o partido está "convencido" de pautar propostas impopulares do governo como a CPMF e a reforma da Previdência.

"Já tínhamos discutido isso antes do congresso do PT. O governo que pediu para não tratarmos deste assunto. Como era embrionário, pediu para segurar. Estamos convencidos dessas coisas", afirmou Machado.

O Estadão.com mostrou mais cedo que partidos da base aliada retomaram o discurso adotado no início do ano passado e afirmaram estar abertos para discussão dos projetos, com a condição de que o PT assuma o protagonismo e o potencial desgaste do debate.

Em resolução aprovada em janeiro pela Executiva Nacional, a cúpula do PT ressaltou que "o caminho para o necessário equilíbrio fiscal não pode ser pavimentado por sacrifícios do povo trabalhador". "O Partido dos Trabalhadores somente apoiará soluções que sejam negociadas e pactuadas com o sindicalismo, as organizações populares e os movimentos sociais", diz trecho do documento.

Líderes da base aliada terão um encontro com o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, nesta terça-feira, 2. Além da CPMF e da reforma previdenciária, Barbosa também defendeu na semana passada, em reunião realizada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) - o Conselhão -, a criação de uma margem fiscal legal para acomodar flutuações de receita, uma espécie de banda para a meta fiscal. Barbosa propôs criar, também, um limite legal para o crescimento do gasto público.

A liderança do PT será trocada nesta quarta-feira, 3. A expectativa é de que o novo líder seja escolhido por consenso. Têm interesse na vaga Afonso Florence (BA), Paulo Pimenta (RS) e Reginaldo Lopes (MG). O presidente do PT, Rui Falcão, deve participar da discussão. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado para o encontro, mas ainda não anunciou sua decisão. Com informações do

Estadao Conteudo.

Campo obrigatório