Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Justiça arquiva mais um inquérito contra Lula na Lava Jato

O caso foi arquivado por falta de provas contra Lula

Justiça arquiva mais um inquérito contra Lula na Lava Jato
Notícias ao Minuto Brasil

19:18 - 19/10/21 por Notícias ao Minuto Brasil

Política 1.ª Vara Federal

A Justiça arquivou, por falta de provas, mais um inquérito contra Lula no âmbito da operação anticorrupção Lava Jato, numa decisão que foi hoje (19), comemorada pelo ex-presidente.

A decisão foi tomada na segunda-feira pelo juiz Sócrates Leão Vieira, da 1.ª Vara Federal de São Bernardo do Campo, que arquivou um inquérito em que Lula era acusado de não ter pago impostos decorrentes de reformas realizadas na quinta de Atibaia e no triplex do Guarujá, ambos em São Paulo.

O ex-presidente sempre negou ser o dono desses imóveis.

O advogado de Lula, Cristiano Zanin, argumentou que a base do inquérito era o material da Lava Jato de Curitiba que já havia sido declarado nulo pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O Ministério Público Federal acolheu a tese da defesa de Lula e pediu o arquivamento da investigação, solicitação que foi agora acolhida pelo juiz.

Nas redes sociais, o líder do Partido dos Trabalhadores (PT) compartilhou uma imagem com a frase "Lula não pode dever impostos sobre imóveis que não são dele" e escreveu: "A verdade vencerá".

Até ao momento, Lula já obteve 21 vitórias na justiça desde 2016.

Os sucessivos arquivamentos também abrem caminho para uma possível candidatura à Presidência de Lula da Silva em 2022, para as quais as pesquisas de opinião o colocam como favorito, à frente do atual Presidente, Jair Bolsonaro, o seu maior adversário político.

Campo obrigatório