Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dilma aceita trocar CPMF por proposta alternativa, afirmam deputados

Na reunião, o PTB apresentou uma proposta de reorganização tributária, com a extinção de algumas cobranças e criação de outras

Dilma aceita trocar CPMF por proposta
alternativa, afirmam deputados
Notícias ao Minuto Brasil

19:12 - 23/02/16 por Notícias Ao Minuto

Política Encontro

Nesta terça-feira (23), deputados federais que participaram de um almoço com Dilma Rousseff afirmaram que a presidente da República aceita abrir mão da recriação da CPMF em troca de uma proposta alternativa de incremento das receitas federais. Com o objetivo de conter a crise política que ameaça seu mandato, Dilma iniciou nesta terça encontro com as bancadas partidárias da Câmara, no Palácio da Alvorada. A primeira foi a do PTB, informou a "Folha de S. Paulo".

Os deputados disseram que Dilma fez uma exposição sobre a crise econômica pela qual passa o país e voltou a pedir apoio à recriação da CPMF – que, com uma alíquota de 0,38% sobre a movimentação bancária, poderia render R$ 70 bilhões anuais aos cofres da União, Estados e municípios.

De acordo com os parlamentares, a presidente, porém, teria dito estar aberta a uma alternativa. Na reunião, o PTB apresentou uma proposta de reorganização tributária, com a extinção de algumas cobranças e criação de outras.

Jovair Arantes (GO), líder da bancada petebista na Câmara, afirmou que Dilma manifestou grande interesse na proposta e ficou de dar uma resposta ao partido nos próximos dias. Jovair não quis detalhar seu projeto, afirmando que o tornará público caso haja manifestação positiva da petista.

"Somos homens e mulheres eleitos pela população, temos responsabilidade com o país e achamos que não podemos nos furtar dessa responsabilidade de contribuir para a saída da crise", afirmou Jovair, que lidera uma bancada dividida sobre o apoio ao governo. Com 22 deputados federais, o PTB é um partido de porte pequeno na Câmara – a Casa tem 513 assentos, informou a "Folha".

Desde que anunciou a tentativa de recriação da CPMF, o governo tem sido criticado devido à impopularidade do tema. Até mesmo aliados do Palácio do Planalto afirmam que são muito pequenas as chances de a medida ser aprovada no Congresso.

Campo obrigatório