Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Engenheiro confessa que fez obras em sítio a pedido da Odebrecht

O engenheiro mudou a versão do depoimento e confessou que trabalhou nas obras a pedido da Odebrecht

Engenheiro confessa que fez obras em sítio
 a pedido da Odebrecht
Notícias ao Minuto Brasil

06:38 - 24/02/16 por Notícias Ao Minuto

Política Atibaia

O engenheiro Frederico Barbosa prestou depoimento à força-tarefa da Operação Lava Jato e contou que trabalhou nas obras do sítio de Atibaia, frequentado pela família do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por solicitação de um de seus superiores na Odebrecht, empresa para a qual trabalha.

De acordo com a Folha de S. Paulo, Barbosa relatou no depoimento à PF, na segunda-feira (22), que atendeu a solicitação para avaliar os trabalhos na propriedade rural que estavam atrasados. Segundo a publicação, os serviços no sítio começaram em outubro de 2010, quando Lula era presidente.

A reportagem destaca que a versão dada à Lava Jato é diferente daquela apresentada à Folha no final de janeiro. O engenheiro havia negado que a Odebrecht tivesse relação com as obras.

"Eu prestei um serviço para uma empresa contratada pelo proprietário, mas não tem nada a ver com a empresa [Odebrecht]", disse à época à reportagem da Folha.

Depoimentos

Além dessa mudança na versão do depoimento, o engenheiro mudou as informações sobre o período em que prestou os serviços. Na entrevista, Barbosa havia dito que trabalhou em suas "férias, em recesso de final de ano".

Já em depoimento, o engenheiro confessou que além de trabalhar no recesso, fez dupla jornada em obras da Odebrecht e no sítio durante um período dos serviços com o consentimento da empreiteira.

A publicação refere que o engenheiro ficou conhecido no país por ser o responsável pela construção da Arena Corinthians, estádio de futebol em Itaquera, na zona Leste de São Paulo.

Guilherme San Juan, advogado de Barbosa, afirmou que não iria fazer comentários, já que o caso está sob sigilo.

Mas segundo a defesa, Barbosa "prestou todos os esclarecimentos às autoridades e está disposto a colaborar".

A Odebrecht afirmou, em nota, que não iria se manifestar sobre o inquérito por desconhecê-lo.

Campo obrigatório