Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dilma discursa na ONU e cita 'momento grave' do Brasil

O presidente da França, François Hollande, foi o primeiro chefe de Estado a discursar hoje (22) na sessão

Notícias ao Minuto Brasil

14:22 - 22/04/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Política Presidente

A presidenta Dilma

Rousseff

discursa na sessão de abertura da cerimônia de assinatura do Acordo de Paris,

na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

O presidente da França, François

Hollande, foi o primeiro chefe de Estado a discursar hoje (22) na sessão.

"Não posso terminar minhas palavras sem mencionar o grave momento que vive o Brasil. O Brasil é um grande país com uma sociedade que soube vencer o autoritarismo e construir uma pujante democracia. Nosso povo é um povo trabalhador, com grande apreço pela liberdade. Saberá impedir quaisquer retrocessos. Sou grata a todos os lideres que expressaram solidariedade", disse a presidente.

Representantes de cerca de 160 países assinam o acordo de Paris, que objetiva combater os efeitos das mudanças climáticas e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. A cerimônia de assinatura do documento, fechado em dezembro de 2015, depois de difíceis negociações entre 195 países e a União Europeia, ocorre na sede da ONU, no Dia Mundial da Terra.

Para entrar em vigor em 2020, o acordo, no entanto, só se concretizará quando for ratificado por 55 nações responsáveis por, pelo menos, 55% das emissões de gases de efeito de estufa.

Depois da adoção do texto em Paris, ainda é necessária a assinatura do acordo, até fim de abril de 2017, seguida da ratificação nacional, conforme as regras de cada país, podendo ser por meio de votação no parlamento ou de decreto-lei, por exemplo.

Com

informações

da Agência Brasil.

Campo obrigatório