Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ministro autoriza abertura de novo inquérito contra Eduardo Cunha

O presidente afastado da Câmara dos Deputados é suspeito de ter cometido corrupção passiva e lavagem de dinheiro

Ministro autoriza abertura de novo 
inquérito contra Eduardo Cunha
Notícias ao Minuto Brasil

19:21 - 11/05/16 por Notícias Ao Minuto

Política Política no Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli autorizou nesta quarta-feira (11) que fosse aberto um novo inquérito contra o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha. De acordo com informações do G1, o motivo é a suspeita de irregularidades em Furnas. O ministro autorizou que fossem feitas investigações em um prazo de 90 dias.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, foi o autor do pedido, alegando que o objetivo é investigar uma grande organização criminosa, da qual Cunha seria o líder. "Pode-se afirmar que a investigação cuja instauração ora se requer tem como objetivo preponderante obter provas relacionadas a uma das células que integra uma grande organização criminosa - especificamente no que toca a possíveis ilícitos praticados no âmbito da empresa Furnas. Essa célula tem como um dos seus líderes o Presidente da Câmara dos Deputado, Eduardo Cunha, do PMDB do Rio de Janeiro", disse o procurador-geral.

Cunha é suspeito de ter cometido corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A delação de Delcídio do Amaral

(sem partido-MS), que foi cassado nesta terça-feira (10), é uma das evidencias usadas para embasar o pedido. Delcídio relata que Cunha se relacionava com dirigentes de Furnas e, ainda, que trabalhava para beneficiar o doleiro Lúcio Funaro.

Janot afirma que há "fortes indícios" de que Cunha atuou para que a legislação fosse mudada para beneficiar o doleiro. O G1 destaca que Cunha já é réu em ação penal e está envolvido em mais quatro inquéritos da Lava Jato.

Campo obrigatório