Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

TCU julga contas que motivaram impeachment em setembro

Os atos indicados por deputados e senadores como motivo de saída da presidente DIlma Rousseff só serão declarados regulares ou não após o julgamento

TCU julga contas que motivaram 
impeachment em setembro
Notícias ao Minuto Brasil

06:13 - 29/05/16 por Notícias Ao Minuto

Política Tribunal

O Tribunal de Contas da União (TCU) deve julgar as contas da presidente Dilma Rousseff em 2015 em setembro, diz o jornal Folha de S. Paulo neste domingo (29). Os atos indicados por deputados e senadores como motivo de saída da presidente Dilma Rousseff só serão declarados regulares ou não após esse julgamento.

O ministro José Múcio deve pedir explicações sobre supostas irregularidades indicadas por órgãos técnicos, afirma a reportagem. A sessão em que ela fará a solicitação deve ocorrer no meio de junho.

A partir daí, corre um período de 30 dias para que o governo apresente explicações. As respostas serão analisadas internamente. A data do julgamento final do TCU pode coincidir com o calendário do Senado, que pretende votar o afastamento definitivo da presidente também setembro.

No momento, não há uma previsão sobre o posicionamento dos ministros a respeito das contas da presidente. Entre os apoiadores de Dilma, o fato de os ministros do TCU ainda não teramjulgado os atos irregulares era um dos motivos para não afastar a presidente.

Os opositores argumentaram que a denúncia do Ministério Público do órgão seria o bastante. Em abril do ano passado, o órgão condenou as chamadas pedaladas fiscas e deu parecer contrário às contras.

No entanto, o Congresso - que pode ou não dar aval à análise do TCU - ainda não decidiu sobre as contas de 2014. A presidente foi afastada do cargo pelo Congresso devido a denúncias de problemas com contas do ano passado.

Campo obrigatório