Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Espionagem do governo contra Lula é denunciada pelo PT

Principal líder opositor ao governo interino de Temer, o ex-presidente teria tido reuniões monitoradas

Espionagem do governo contra Lula 
é denunciada pelo PT
Notícias ao Minuto Brasil

09:11 - 23/06/16 por Notícias Ao Minuto

Política Monitoramento

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria sido alvo de espionagem pelos Serviços de Inteligência do governo, de acordo com uma denúncia do Partido dos Trabalhadores (PT). Segundo congressistas petistas, os organismos de Inteligência estatais vigiaram os encontros entre movimentos sociais e Lula, que lidera a oposição ao governo interino de Michel Temer.

Conforme a Folha de S. Paulo, "o Planalto recebeu informações de serviços de Inteligência sobre encontros recorrentes entre o ex-presidente Lula e Guilherme Boulos, líder do MTST, além da relação das reuniões com manifestações contra o presidente interino Michel Temer".

Para o deputado federal Adelmo Leão (PT-MG), autor do pedido de informação aprovada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, "este monitoramento desvirtua a missão constitucional do órgão de Estado, que age com função político-partidária".

Diz o portal Terra, que o parlamentar ainda acrescentou que a espionagem "é extensão do golpe que se aplicou no Brasil, no Estado democrático de Direito".

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Sergio Westphalen Etchegoyen, terá 30 dias para se explicar.

Campo obrigatório