Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

"Algumas CPIs só aparecem em eleição", diz Delcídio em audiência

Delcídio do Amaral depôs como testemunha de acusação num processo contra Gim Argello

"Algumas CPIs só aparecem em eleição", diz Delcídio em audiência
Notícias ao Minuto Brasil

19:10 - 24/06/16 por Folhapress

Política Delatores

Delator da Operação Lava Jato, o ex-senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS) relatou em audiência ao juiz Sergio Moro que algumas CPIs só "aparecem em época de eleição", para que seja feito "algum tipo de negociação".

"O que se negociava eram doações", afirmou o antigo parlamentar. "Trocavam doações para as eleições, em se convocando ou não para depor determinadas pessoas. Isso não é um fato isolado."

Delcídio, que foi líder do governo de Dilma Rousseff (PT) até ser preso, em novembro do ano passado, depôs como testemunha de acusação num processo contra Gim Argello (ex-PTB-DF).

Ex-senador e preso pela Lava Jato, Argello é acusado de cobrar propina de empresários para não convocá-los para a CPI da Petrobras, em 2014, da qual foi vice-presidente. Ele nega irregularidades.

"Isso não é um fato isolado. Existem antecedentes [de CPIs] em que houve algum tipo de negociação", disse Delcídio. Ele lembrou que, em 2010, o Congresso já havia realizado uma CPI da Petrobras. "Engraçado: coincidentemente, em ano de eleição."

O ex-senador, que pediu desfiliação do PT em março, também presidiu a CPI dos Correios, em 2005, que investigou o mensalão.

Sobre essa comissão, porém, que concluiu pela existência do pagamento de propina pelo PT e disse que havia uma "farsa para mascarar a origem dos recursos", ele não fez referência. Disse que o relatório foi concluído e votado "de uma forma extremamente difícil, com xingamento".

MEDO DE CPI

Delcídio confirmou a tese de acusação contra Argello e os outros réus. Disse que ouviu dos empresários Júlio Camargo e Ricardo Pessoa, ambos delatores da Operação Lava Jato, que eles receberam cobrança de propina de parlamentares para não serem convocados a depor.

Para o ex-senador, "todo empresário tem preocupação com uma CPI".

"A CPI, por mais que não dê em nada, só o fato de ser convocado, ouvindo perguntas as mais estapafúrdias... Claro que todo empresário tem preocupação, é natural", afirmou ele.

No depoimento, ele ainda mencionou que Pessoa e Camargo estavam "indignados" e "muito injuriados" com a cobrança. Posteriormente, ficou sabendo que ambos acabaram pagando para evitar a convocação.

Segundo o ex-senador, as cobranças vinham, além de Argello, também do deputado Marco Maia (PT-RS) e do então senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), hoje ministro do Tribunal de Contas da União. Ambos são alvo de inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal).

Delcídio afirmou que toda CPI é "um processo político". "Uma CPI normalmente leva a uma negociação de temas, da condução dos trabalhos."

O ex-senador, que cumpre prisão domiciliar, entrou pela garagem na Justiça Federal no Paraná e não conversou com a imprensa.

OUTRO LADO

Todos os acusados negam irregularidades.

O ex-senador Gim Argello, que se desfiliou do PTB no início do mês e anunciou que deixaria a vida pública, afirma que foi envolvido "numa situação que jamais existiu" com o objetivo de "macular seu nome".

"Tudo o que procurarão, não sei o que, nada encontrarão", afirmou, em nota.

O deputado Marco Maia afirma que é "vítima de uma mentira deslavada e descabida", que teria "o único intuito de desgastar a minha imagem e a do Partido dos Trabalhadores". Ele qualifica as acusações como "ilações".

Para o ministro Vital do Rêgo, não havia "qualquer possibilidade de manipulação da agenda" da CPI, uma vez que as convocações eram definidas pelos líderes partidários. "Atribuem-se ilações caluniosas ao meu nome, baseadas em supostos poderes que eu sequer detinha", informou, em nota. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório