Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Lava Jato carioca' investiga Cabral por desvio de dinheiro público

Cerca 100 policiais cumprem 20 mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira

'Lava Jato carioca' investiga Cabral por desvio de dinheiro público
Notícias ao Minuto Brasil

14:18 - 30/06/16 por Notícias Ao Minuto

Política Rio de Janeiro

O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, é um dos investigados pela operação Saqueador, deflagrada pelo Ministério Público Federal e Polícia Federal, nesta quinta-feira (30).

Segundo informações do Dia, a ação, uma espécia de Lava Jato carioca, investiga desvio de dinheiro público em diversas obras, como a do Parque Aquático Maria Lenk, do Maracanã, e também de despoluição da Lagoa de Araruama, em Iguaba Grande.

"Baseado na delação premiada da Andrade Gutierrez, verificamos que havia muitas denúncias relacionadas a desvio, lavagem de dinheiro e obras superfaturadas. A partir das investigações, achamos necessário criar essa 'Lava Jato' específica para o Rio. Também investigamos o Sérgio Cabral", disse o Leandro Mitidieri, procurador da República no MPF.

De acordo com a publicação, cerca 100 policiais cumprem 20 mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira. Somente no Rio, a Polícia Federal cumpre 5 mandados de busca e apreensão e 5 mandados de prisão preventiva.

"O que motivou a criação desta força tarefa foi que o volume de investigação relativo ao Rio é muito grande", afirmou o procurador da República no MPF, Leandro Mitidieri, lembrando que a Operação Lava Jato do Paraná, comandada por Sérgio Moro, irá cooperar com a "Lava Jato" do Rio.

O investigados poderão responder pelo crime de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, peculato, entre outros.

Campo obrigatório