A desembargadora Nizete Lobo, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, decidiuneste domingo (10) que o empresário Fernando Cavendish (foto), o contraventor Carlinhos Cachoeira e outros dois presos da Operação Saqueador vão para prisão domiciliar sem tornozeleira eletrônica. Segundo informações da GloboNews, eles podem deixar o presídio de Bangu 8, na Zona Norte do Rio, ainda hoje e devem ser monitorados pela Polícia Federal.
De acordo com decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), os detidos só poderiam passar à prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica. A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) informou que ainda não havia recebido alvará de soltura até as 17h20. Os réus são acusados de lavagem de R$ 370 milhões, que teriam sido desviados de contratos de obras públicas realizadas pela construtora Delta, empresa controlada por Cavendish.
Serão beneficiados pela medida Cachoeira, Cavendish, Marcelo Abbud e Cláudio Abreu. Adir Assad não será beneficiado pela decisão do STJ porque tem outro mandado de prisão pela Operação Pripyat, que apura irregularidades na Eletronuclear.