Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Líder em SP, Russomanno aguarda decisão do STF

Candidato do PRB tem 25% das intenções de voto, segundo dados do instituto Datafolha

Líder em SP, Russomanno aguarda decisão do STF
Notícias ao Minuto Brasil

16:47 - 24/07/16 por Notícias Ao Minuto

Política Eleições

O deputado federal Celso Russomanno (PRB) se lança neste domingo (24) à disputa pela prefeitua de São Paulo. Pesquisas sugerem que o político está na liderança das eleições na cidade, com 25% das intenções de votos, segundo o instituto Datafolha. Os números correspondem a nove pontos percetuais a mais do que a segunda colocada, Marta Suplicy.

No entanto, o candidato tem dificuldade para angariar aliados diante de uma candidatura que pode ser anulada a qualquer momento. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, Russomanno foi condenado em primeira instância em 2014 por uso de verba pública para sua empresa privada.

O agora deputado recorreu da decisão e, se for condenado pelo Supremo, pode ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa e se tornar inelegível. Por causa do cenário incerto, Russomano atrai apoio de partidos da bancada cristã, como o PSC, e dos nanincos PTN e PEN.

As indefinições de campanha só devem terminar em agosto, quando a ministra do STF Carmem Lúcia, relatora do processo, deve votar a pauta. Se depender da Procuradoria-Geral da República (PGR), o candidato deve ser condenado: no fim de junho, a PGR reiterou pedido de condenação contra o deputado.

Campo obrigatório