Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Na TV, Temer vai citar 'herança' e otimismo em pronunciamento

Apesar de citar a "herança" com dificuldades econômicas que recebeu do governo da petista

Na TV, Temer vai citar 'herança' 
e otimismo em pronunciamento
Notícias ao Minuto Brasil

08:05 - 20/08/16 por Estadao Conteudo

Política Interino

Os temas e o formato do primeiro pronunciamento que o presidente em exercício, Michel Temer, estuda fazer, caso seja efetivado após a conclusão do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, foram acertados ontem em reunião com o marqueteiro do PMDB, Elsinho Mouco, e com o cientista político e amigo do peemedebista Gaudêncio Torquato.

Em cadeia nacional de rádio e TV, Temer usará o pronunciamento do Sete de Setembro para projetar as ações do governo. Apesar de citar a "herança" com dificuldades econômicas que recebeu do governo da petista, a ideia é que a mensagem seja focada mais em futuro do que em passado. "Não será um balanço, e sim uma mensagem de otimismo e esperança", disse Torquato ao Estado.

Mouco afirmou que a mensagem terá também um pouco do que foi feito nos 100 dias de governo de Temer. "É a primeira vez que ele vai falar com todos os brasileiros, ele vai destacar o aumento de 12,5% no Bolsa Família, mostrar que o governo continua entregando imóveis no Minha Casa Minha Vida", disse o marqueteiro.

Reformas

O foco principal da fala de Temer será a economia e a defesa de reformas estruturais. A ideia é tentar explicar para a população temas considerados fundamentais, como a reforma da Previdência e a trabalhista. Para depois do impeachment, o Planalto quer reforçar a ideia de que trabalha para a retomada da criação de empregos.

Temer vai também lembrar dos Jogos Olímpicos no Brasil para tentar mostrar que o País "pode dar certo". "Ele vai mostrar que temos a capacidade de fazer bem feito, que a Olimpíada resgatou a autoestima dos brasileiros", afirmou Mouco.

Segundo Torquato, que é amigo de Temer há mais de 30 anos e uma espécie de consultor do peemedebista, apesar de existir a intenção de "apresentar" o presidente à população, não haverá guinada no "estilo". "Claro que ele vai ter uma linguagem mais compreensível, mas vai manter o seu estilo, é um constitucionalista, advogado. Não vai fazer populismo", afirmou.

O marqueteiro do PMDB disse que Temer "será exatamente como ele é". "Diferentemente do Lula que era um cara de camiseta e gibi na mão, ele vai se apresentar com terno e gravata e a Constituição."

Viagem

A gravação da mensagem ainda será agendada e deve ocorrer apenas após o encerramento do impeachment. O formato, entretanto, tem de ser finalizado, já que Temer terá pouco tempo para gravar o pronunciamento antes de viajar para a China, onde participará da reunião do G-20, nos dias 4 e 5 de setembro. Existe ainda a possibilidade de Temer falar antes da viagem. Alguns interlocutores defendem que ele se manifeste de alguma forma logo após a decisão do impeachment. Com informações do Estadão Conteúdo.

Campo obrigatório