Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

PF prende presidente do PSDB de Goiás

Dirigentes e colaboradores da Saneago são apontados pelas investigações por promover licitações fraudulentas por meio de contratação de uma empresa de consultoria envolvida no esquema

PF prende presidente do PSDB de Goiás
Notícias ao Minuto Brasil

17:33 - 24/08/16 por Notícias Ao Minuto

Política decantação

Na manhã desta quarta-feira (24), a Polícia Federal deflagrou em Goiânia a operação Decantação, que investiga o desvio de R$ 4,5 milhões de dinheiro público por meio de contratos fraudulentos da Saneago, empresa de Saneamento de Goiás. Um dos mandados de prisão que estão sendo cumpridos é contra o presidente do PSDB de Goiás Afranio Leite, que foi preso temporariamente.

Segundo a Folha de S. Paulo, entre os alvos de busca está a sede do PSDB de Goiás, que aparece como um dos beneficiários do esquema ao receber dinheiro ilícito por meio de doações legais e também via caixa dois.

Dirigentes e colaboradores da Saneago são apontados pelas investigações por terem promovido licitações fraudulentas por meio de contratação de uma empresa de consultoria envolvida no esquema. Essa consultoria direcionava dinheiro a beneficiários de propina, entre eles o PSDB.

De acordo com a PF, recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), de financiamentos do BNDES e da Caixa Econômica Federal foram desviados para pagamento de propinas e dívidas de campanhas políticas do partido.

Estão sendo cumpridos 120 mandados judiciais, sendo 11 de prisão preventiva, quatro de prisão temporária, 21 de condução coercitiva e 67 de busca e apreensão em Goiânia (GO), Aparecida de Goiânia (GO), Formosa (GO), Itumbiara (GO), São Paulo (SP) e Florianópolis (SC).

Além da sede do PSDB em Goiânia, também são alvos de busca a sede Saneago e de empresas envolvidas nas fraudes. Realizada em parceria com o Ministério Público Federal e do Ministério da Transparência, a operação evitou um prejuízo de quase R$ 7 milhões, de acordo com dados da PF.Os envolvidos responderão pelos crimes de peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, organização criminosa e fraudes em processos licitatórios.

Outro lado

O governo de Goiás publicou uma nota afirmando que "apoia as investigações em curso na Polícia Federal e no Ministério Público Federal" e que está "inteiramente à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos".

Segundo o governo, os procedimentos licitatórios realizados pelos órgãos, autarquias e empresas da administração estadual são pautados pela legalidade e pela transparência. A nota ainda diz que o governo "acredita na idoneidade dos diretores e superintendentes da Saneago e tem a plena certeza de que os fatos apresentados serão plenamente esclarecidos". A Folha de S. Paulo já procurou o PSDB goiano, mas a sigla ainda não comentou o caso.

Campo obrigatório