Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Justiça diz que Russomanno mentiu em propaganda contra Marta

Peemedebista era acusada de ter feito "uma montagem rasteira" para denegrir a imagem do candidato do PRB

Justiça diz que Russomanno mentiu em
propaganda contra Marta
Notícias ao Minuto Brasil

16:05 - 25/09/16 por Folhapress

Política São Paulo

A coligação da candidata do PMDB à Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, conseguiu liminar na Justiça Eleitoral para tirar do ar uma propaganda de seu rival Celso Russomanno, na qual a peemedebista é acusada de ter feito "uma montagem rasteira" para denegrir a imagem dele.

Em seu despacho, o juiz Márcio Teixeira Laranjo ressalta que a publicidade afirma que Marta teria sido "punida pela Justiça" pela suposta montagem.

"Entretanto, não há notícia de que esta Comissão de Fiscalização de Propaganda Eleitoral tenha punido as representantes [coligação de Marta] em decorrência de 'montagem rasteira' em propaganda eleitoral, com o fito de atacar o representado [Russomanno]", escreve o juiz.

"Conclui-se, portanto", continua, "que a assertiva contida na propaganda aqui impugnada caracteriza fato sabidamente inverídico".

Numa primeira decisão, além de suspender as propagandas, Laranjo havia concedido direito de resposta a Marta, condenando a campanha de Russomanno a exibir a versão da peemedebista o mesmo número de vezes que a publicidade questionada fora divulgada.

Ele, no entanto, decidiu acatar argumento da defesa de Russomanno e abriu prazo para que o candidato do PRB possa se defender, adiando a decisão sobre o direito de resposta, mas mantendo a suspensão da exibição das propagandas contra Marta.

Na reta final da eleição, Marta e Russomanno tendem a acirrar os ataques em debates e propagandas, já que estão tecnicamente empatados na liderança da corrida paulistana e buscam uma vaga no segundo turno. Numericamente, à frente dos dois, está o candidato do PSDB, João Doria. Com informações da Folhapress.

LEIA TAMBÉM: Sem Haddad na disputa, PT deve apoiar Marta no 2º turno

Campo obrigatório