Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Justiça decreta falência de empresa de candidato de BH

Alexandre Kalil, candidato à Prefeitura de BH, tem destacado em campanha que não é político, e sim empresário

Justiça decreta falência de empresa de candidato de BH
Notícias ao Minuto Brasil

22:01 - 26/09/16 por Folhapress

Política Minas Gerais

A Justiça de Minas Gerais decretou a falência da Erkal Engenharia, empresa de Alexandre Kalil (PHS), candidato à Prefeitura de Belo Horizonte que tem destacado em campanha que não é político, e sim empresário.

A Erkal foi fundada pela família do candidato e é seu patrimônio mais conhecido. A falência foi decretada porque a empresa tinha um débito de R$ 88 mil. Kalil afirma que recorre da sentença.

Segundo a juíza Soraya Brasileiro Teixeira, a decisão, assinada no último dia 20, foi tomada por causa de uma "dívida de contrato de prestação de serviço de transporte de pessoal".

Ela desconsiderou os argumentos da defesa da Erkal e disse que a empresa tenta "postergar um pagamento que se arrasta há anos".

"E nem se diga que o requerente está coagindo a empresa para obter quitação, pois, resta patente as inúmeras tentativas de solução da questão sem sucesso", afirma a magistrada.

Em resposta divulgada na internet, Kalil afirma que o pedido de decretação de falência foi uma "tática suja" e "desespero" de seus adversários.

"A uma semana das eleições conseguiram pedir a falência de uma das minhas empresas que tinha bens e garantias no valor de R$ 23.000. Claro que nós vamos entrar com recursos, claro que nós vamos interromper isso que aconteceu", afirmou.

AÇÃO PENAL

A Erkal já é alvo de outra decisão judicial. Kalil foi condenado na Justiça Federal sob acusação de apropriação indébita previdenciária por ter, segundo denúncia, deixado de repassar ao INSS contribuições recolhidas de funcionários na empresa. Ele também recorre da decisão.

Em nota do começo da campanha, ele disse que "não comentará o processo em curso e manifesta sua confiança de que tudo será devidamente esclarecido no Judiciário".

Em segundo lugar nas pesquisas, Kalil tem sido constantemente questionado pelos adversários em debates e no horário eleitoral por conta das ações que correm contra a empresa. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório