Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Arquidiocese do Rio protocola representação contra Crivella

Objetivo é proibir veiculação da imagem de dom Orani na propaganda eleitoral do candidato

Arquidiocese do Rio protocola representação contra Crivella
Notícias ao Minuto Brasil

09:09 - 28/09/16 por Notícias Ao Minuto

Política Panfletos

Depois que a equipe do candidato à prefeitura do Rio de Janeiro Marcelo Crivella (PRB) produziu panfletos com a imagem dele ao lado de dom Orani, a arquidiocese protocolou, nessa terça-feira, uma representação no Ministério Público Eleitoral contra o candidato.

O objetivo é proibir a veiculação da imagem do cardeal na propaganda eleitoral do senador.

De acordo com matéria de O Globo, a Arquidiocese diz, na representação, que a conduta da campanha é “evidentemente abusiva e dotada de elevado potencial para fazer com que eleitores católicos sejam ludibriados, levados a crer que o representado desfrutaria do apoio do cardeal e da Igreja Católica”.

Crivella, por sua vez, nega que tentou induzir o povo. "Claro que eu cometo erros, como todos, mas esse eu não cometi, de tentar, de maneira subliminar ou maliciosa, induzir o povo de que eu tenho o apoio da arquidiocese para ganhar voto".

Já a assessoria da campanha de Crivella diz que não recebeu notificação e em momento algum afirmou ter o apoio da arquidiocese. Apenas divulgou, como outros postulantes fizeram, as cenas de um encontro público e notório com dom Orani.

Dom Orani recebeu os onze candidatos a prefeito do Rio em seu escritório para ouvir suas propostas. Na representação, entretanto, diz que o fez “em igualdade de condições, sem manifestar apoio a qualquer um deles”.

Na última quinta-feira, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) informou que iria propor uma ação por propaganda irregular.

Campo obrigatório