Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

144 milhões vão às urnas neste domingo; saiba tudo sobre as eleições

O horário para votar segue das 8h às 17h, de acordo com horário de Brasília

144 milhões vão às urnas neste domingo; 
saiba tudo sobre as eleições
Notícias ao Minuto Brasil

07:57 - 02/10/16 por Notícias Ao Minuto

Política Eleições

Cerca de 144 milhões de eleitores são esperados, neste domingo (2), a comparecerem aos postos de votação, para escolher vereadores e prefeitos de 5.568 municípios brasileiros. Apenas dois municípios não terão eleição: Fernando de Noronha, em Pernambuco e no Distrito Federal. O motivo é que em nenhum dos dois lugares há prefeito.

Segundo apurou o portal G1, ao todo, são 16.565 candidatos a prefeito e 463.376 candidatos a vereador, o que totaliza 496.896 candidatos em todo o Brasil. Serão utilizadas 498 mil urnas nesta eleição, com o suporte de mais de 1,7 milhão de mesários.

Segurança:

De acordo com a informação do Ministério da Defesa, 25 mil militares farão a segurança em 488 cidades de 16 estados. Em 102 cidades, o efetivo será destacado para dar apoio logístico. Nas outras 396, a atuação será na área de seguranla.

Horário de votação:

As mais de 450 mil seções eleitorais, locais onde ficam instaladas as urnas eletrônicas, estarão abertas das 8h às 17h.

Urna eletrônica

Na urna eletrônica, os eleitores votarão primeiro para vereador e, em seguida, para prefeito. De acordo com estimativa do TSE, o tempo médio de votação é de menos de um minuto por eleitor.

Documentos para votar

Para votar, é obrigatório que o eleitor mostre um documento oficial de identificação com foto, que poderá ser, por exemplo, carteira de identidade ou identidade funcional (como a da OAB). Também são aceitos certificados de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

Identificação Biométrica

Neste ano, cerca de 46,3 milhões brasileiros vão votar usando a identificação biométrica. Esse número representa 32,13% de todo o eleitorado do país, segundo o TSE.

Caso as digitais do eleitor não sejam reconhecidas pelo equipamento de leitura biométrica acoplado à urna, será necessário que ele apresente o título de eleitor ou documento oficial com foto.

Voto branco, nulo e na legenda

Além de votar em um candidato específico, digitando o número do escolhido na urna eletrônica, o eleitor terá outras três opções: votar nulo, em branco ou na legenda.

Assim como o voto nulo, o voto em branco não é considerado entre os votos válidos, que são aqueles usados pela Justiça Eleitoral na hora de calcular quem foi eleito.

 Leia também: Não vai votar? Imprima o formulário para justificar a sua ausência

Campo obrigatório