Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

PF indicia Lula por propina de sobrinho com a Odebrecht

No total, foram 16 contratos da Odebrecht com a empresa de um sobrinho do ex-presidente, Taiguara Rodrigues

PF indicia Lula por propina de sobrinho
com a Odebrecht
Notícias ao Minuto Brasil

12:38 - 05/10/16 por Notícias Ao Minuto

Política Investigação

A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Lula pelo crime de corrupção, por susposta evidência de propina de R$ 20 milhões, integrada em contratos da empreiteira Odebrecht em Angola firmados com a empresa Exergia, cujo sócio era Taiguara Rodrigues, seu sobrinho.

De acordo com a revista Época, Lula foi indiciado por corrupção passiva, porque a PF concluiu que os contratos de Taiguara só aconteceram em razão do parentesco e das relações da empreiteira com Lula.

Taiguara e sete executivos da empreiteira, incluindo Marcelo Odebrecht, foram indiciados por corrupção e lavagem. Segundo a revista Época, a PF descobriu que Lula recebia três alcunhas nas conversas: tio, presidente e “chefe maior”.

Além de um diário, segundo publicou a Época, a PF conseguiu recuperar mensagens de Whatsapp enviadas por Taiguara. Um dos destinatários era um segurança do ex-presidente Lula, de nome Valmir Morais.

A PF acredita que o segurança era, também, um homem de recados do ex-presidente, que não usava celular. Numa das mensagens, Taiguara disse que havia chegado de Angola e precisava, com urgência, de uma reunião com o tio.

No total, foram 16 contratos da Odebrecht com a empresa de Taiguara, uma parceria. A conclusão da PF é que a empresa foi criada apenas para receber dinheiro da empreiteira, sem prestar serviços.

Leia também: TCU aconselha rejeição das contas de Dilma de 2015

Campo obrigatório