Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Eleitores votam em 57 cidades brasileiras

No total, 20 estados têm votação para eleger os seus prefeitos neste domingo (30)

Eleitores votam em 57 cidades brasileiras
Notícias ao Minuto Brasil

05:15 - 30/10/16 por Notícias Ao Minuto

Política Segundo turno

O segundo turno das eleições municipais de 2016 está sendo realizado neste domingo (30), mesmo com o brasileiro descrente no atual momento que vive a política nacional. No total, 57 cidades brasileiras divididas em 20 estados estão tendo votação para eleger os seus prefeitos. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

São Paulo e Rio de Janeiro se destacam como os dois estados com o maior número de municípios envolvidos no segundo turno. Em São Paulo, 13 cidades voltaram às urnas, enquanto no Rio, somente oito. Dentre as duas capitais, apenas os cariocas terão compromisso marcado no domingo e devem escolher entre Marcelo Crivella (PRB), e Marcelo Freixo (PSOL).

Fora o Rio de Janeiro, eleitores de outras 17 capitais brasileiras estão indo às urnas para escolher o seu representante. São elas: Recife (PE), Porto Alegre (RS), Vitória (ES), Aracaju (SE), Belém (PA), Porto Velho (RO), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Cuiabá (MT), Manaus (AM), Curitiba (PR),, São Luís (MA), Macapá (AP), Manaus (AM), Maceió (AL), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO).

Em contrapartida, seis estados não tiveram eleições de segundo turno em nenhum município sequer. São os casos de Paraíba, Rio Grande do Norte, Tocantis, Roraima, Piauí e Acre. As zonas de votação ficam abertas entre 8h da manhã e 17h da tarde.

Justificar o voto

Quem não pôde comparecer às zonas eleitorais neste domingo, deve justificar o voto. As justificativas podem ser apresentadas nos postos de votação ou em algum cartório eleitoral, com prazo até dezembro. O site do TSE disponibiliza os formulários de justificava que devem ser apresentados - o documento é diferente para quem for apresentar no dia da votação ou em uma data posterior. Vale lembrar que o formulário é gratuito.

Quem não justificou nos postos eleitorais no dia de votação de segundo turno, tem até 29 de dezembro para justificar em cartório eleitoral. Para aqueles que ainda não justificaram a ausência no primeiro turno, que ocorreu no dia 3 de outubro, a data limite é dia primeiro de dezembro.

Leia também: Saiba o que é proibido neste domingo de eleição

Saiba mais sobre Política aqui.

Campo obrigatório