Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'A PEC 241 vai passar no Senado', garante senadora

Em entrevista à Mariana Godoy na Rede TV!, nesta sexta-feira (28), a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) disse que não existe a menor chance de a PEC ser barrada

'A PEC 241 vai passar no Senado', 
garante senadora
Notícias ao Minuto Brasil

11:19 - 29/10/16 por Notícias Ao Minuto

Política teto de gastos

O Mariana Godoy Entrevista desta sexta-feira (28) discutiu a controversa Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, comumente chamada pela imprensa de 'PEC do teto dos gastos públicos'. Polêmica e alvo de inúmeras críticas, a PEC 241 tem no Congresso a certeza da aprovação, mas inúmeros especialistas se manifestaram em público para afirmar que ela será catastrófica para o país, sacrificando, sobretudo, as camadas mais pobres da população.

Segundo esse grupo contrário, saúde e educação serão sucateadas e o salário mínimo também sofrerá grande perda de valorização. Os convidados do programa, os senadores Paulo Bauer (PSDB-SC), líder do partido no Senado, e Rose de Freitas (PMDB-ES), líder do governo no Congresso, tentaram convencer a população de que essa saída é necessária.

A senadora Rose de Freitas tentou explicar porque a PEC precisa, sob seu ponto de vista, ser aprovada, mas não sem antes criticar os últimos três anos do governo Dilma Rousseff que, segundo ela, não tiveram nenhum orçamento aprovado. Ela ainda afirmou que a situação do país é difícil: "Estamos no auge de uma crise no Brasil, não temos dinheiro pra gastar. Se der mais um tempinho, nas condições em que está hoje, o Brasil vai quebrar".

Mariana Godoy citou um texto publicado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nesta semana que critica abertamente a PEC 241 e classifica a proposta como "injusta e seletiva, que supervaloriza o mercado em detrimento do Estado". A senadora Rose de Freitas comentou o posicionamento da CNBB e deu números estimados da dívida pública do país para justificar a necessidade de aprovar a emenda.

A professora de economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Cristina de Mello também participou da discussão e mostrou, focando experiências internacionais, porque é contrária à aprovação da PEC 241. Ela foi taxativa: "A PEC não é garantia de diminuição da dívida pública. Estamos colocando um teto muito elevado para os gastos públicos".

Neste momento, a senadora Rose de Freitas foi direta e garantiu que "a Proposta de Emenda à Constituição vai passar no Senado" e sentenciou que não existe a menor chance de ser barrada.

Leia também: Candidato sugere 'super bonder' para doméstica não engravidar

Leia mais sobre Política aqui. 

Campo obrigatório