Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cientista político diz que Lula perdeu "faro político"

O ex-presidente decidiu não votar no segundo turno das eleições neste domingo como uma forma de protesto ao atual cenário político no Brasil

Cientista político diz que Lula perdeu "faro político"
Notícias ao Minuto Brasil

18:44 - 30/10/16 por Estadao Conteudo

Política Declínio

A ausência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas urnas neste domingo (30) é vista como uma demonstração da total falta de norte e redução de seu calibre político como líder do Partido dos Trabalhadores (PT). A avaliação é de André César, sócio-diretor da Hold Assessoria Legislativa, para quem Lula perdeu não apenas capital, mas, também, o faro político.

"No primeiro turno, ele havia dito que as pessoas iam se surpreender com o desempenho do PT nas eleições municipais, mas ocorreu o contrário", afirma.

De acordo com fontes, o ex-presidente decidiu não votar no segundo turno das eleições neste domingo como uma forma de protesto ao atual cenário político no Brasil. Para César, essa ausência reflete a realidade do PT, que saiu do total protagonismo para representar um partido nanico. Cita que, após o primeiro, o PT ficou com cerca de 240 prefeituras ante as 640 que administrava em todo o País. "Principalmente, no chamado cinturão vermelho, que inclui a região do ABC, os candidatos petistas vão perdendo para adversários históricos", complementa.

Na avaliação do cientista político, o PT precisa de 3 'Rs': repensar, refundar e refazer para conseguir reverter o quadro desidratado em que se encontra. "Lideranças petistas, principalmente no Rio Grande do Sul, e que até agora não foram citados pela Lava Jato, como Tarso Genro, clamam por essa mudança."

Dilma

A ex-presidente Dilma Rousseff também não foi votar, pois foi a Belo Horizonte visitar a mãe. Ela mora e vota em Porto Alegre. No entanto, para César, ela já não tinha peso político, não era uma figura de proa e não faz falta no debate político nacional. Com informações de Estadão Conteúdo.

Campo obrigatório