Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Comissão de Ética abre processo para apurar conduta de Geddel

Ministro da Secretaria de Governo é acusado de pressionar ex-ministro da Cultura por interesse pessoal

Comissão de Ética abre processo para 
apurar conduta de Geddel
Notícias ao Minuto Brasil

19:06 - 21/11/16 por Notícias Ao Minuto

Política Planalto

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República decidiu abrir, por unanimidade, um processo que vai investigar a conduta do ministro da Secretaria do Governo, Geddel Vieira Lima. As informações são do G1.

Na manhã desta segunda-feira (21), o colegiado havia começado a votação sobre o caso e interrompeu a sessão após pedido de vista. À tarde, com a continuidade da reunião, o conselheiro que havia interrompido a votação se posicional favoravelmente à abertura do processo.

De acordo com o presidente da comissão, Mauro Menezes, a reunião foi retomada para que o processo não fosse atrasado. "O conselheiro José Leite Saraiva Filho, em um gesto de boa vontade, trouxe a reflexão de que não gostaria de atrasar o processo. Ele portanto alterou seu posicionamento e passou a acatar a abertura imediata do processo", explicou.

Agora, Geddel terá dez dias para apresentar defesa. Ele foi acusado de tentar influenciar uma decisão do ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, para que o um empreendimento imobiliário de luxo fosse construído numa zona histórica de Salvador. Geddel havia comprado um dos apartamentos do condomínio.

Também nesta segunda, o Planalto confirmou que Geddel permanece no cargo. O relator para o caso na Comissão de Ética ainda não foi escolhido. Caso o ministro seja considerado culpado, o regimento prevê desde a uma advertência até a recomendação de exoneração.

LEIA TAMBÉM: PEC da reforma política pode ser votada nesta terça-feira

Campo obrigatório