Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Delação da Odebrecht deve atingir 1/4 da Câmara

Uma quantidade significativa, mas inferior às expectativas de muitos congressistas

Delação da Odebrecht deve atingir 1/4 da Câmara
Notícias ao Minuto Brasil

09:03 - 29/11/16 por Notícias Ao Minuto

Política Lava Jato

Se forem homologadas pelo STF (Supremo Tribunal Federal), as delações premiadas dos executivos da Odebrecht, incluindo a do herdeiro da holding, Marcelo Odebrecht, devem atingir cerca de um quarto dos 513 deputados federais, estimam investigadores da Lava Jato. Uma quantidade significativa, mas inferior às expectativas de muitos congressistas.

De acordo com as informações do Valor, a quantidade de operações policiais — busca e apreensão, prisões temporárias e conduções coercitivas — deflagradas a partir das delações também deve ser bem inferior às expectativas de políticos, que temem ver seus nomes envolvidos em suposta corrupção. Investigadores acreditam que elas devem ficar em torno de uma centena.

A força-tarefa quer se concentrar em pontos específicos. Eventuais crimes de caixa dois eleitoral que surjam nas delações da Odebrecht terão de ser encaminhados para o Ministério Público Eleitoral nos estados.

"O alvo preferencial da delação não será o financiamento eleitoral não contabilizado, mas a contribuição, regular ou não, como propina por algum serviço prestado pelo agente político. "Quem deve se preocupar é aquele que prometeu ou fez alguma coisa para receber valores que não foram contabilizados. Isso é a corrupção, a contrapartida. Então, com certeza não chega a um quarto da Câmara dos Deputados", afirma um investigador.

Leia também: 

Campo obrigatório