Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ministro do STF afasta Renan da presidência do Senado

Marco Aurélio Mello atendeu ao pedido do partido Rede Sustentabilidade

Ministro do STF afasta Renan
da presidência do Senado
Notícias ao Minuto Brasil

05:15 - 06/12/16 por Notícias Ao Minuto

Política Liminar

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi afastado da presidência da Casa, por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello. 

O ministro atendeu ao pedido do partido Rede Sustentabilidade e entendeu que, como Renan Calheiros virou réu, não pode continuar no cargo em razão de estar na linha sucessória da Presidência da República. As informações são do portal G1.

"Defiro a liminar pleiteada. Faço-o para afastar não do exercício do mandato de Senador, outorgado pelo povo alagoano, mas do cargo de Presidente do Senado o senador Renan Calheiros. Com a urgência que o caso requer, deem cumprimento, por mandado, sob as penas da Lei, a esta decisão", diz trecho da liminar.

Marco Aurélio deverá levar a decisão liminar, ou seja, provisória, a referendo do plenário do Supremo, o que ainda não tem data.

Notificação

Renan Calheiros deve receber a notificação nesta terça (6), às 11h, no Senado. No entanto, na noite desta segunda (5), um oficial de Justiça foi até à residência oficial do Senado, onde mora Renan. “Vim entregar a decisão do ministro”, teria dito o oficial. Segundo o G1, o homem esperou ser recebido na porta da casa, mas após alguns minutos, uma mulher conversou com o oficial de Justiça e ele foi embora sem falar com a imprensa.

Leia também: Moro marca audiências com testemunhas de defesa de Lula

Campo obrigatório