Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dilma é eleita uma das mulheres do ano pelo 'Financial Times'

O jornal descreve Dilma como mais "tecnocrata nerd" do que política nata

Dilma é eleita uma das mulheres do ano
pelo 'Financial Times'
Notícias ao Minuto Brasil

12:59 - 08/12/16 por Notícias Ao Minuto

Política Ex-presidente

A ex-presidente Dilma Rousseff foi escolhida como uma das mulheres do ano pelo jornal britânico "Financial Times".

A petista que sofreu o processo de impeachment foi listada junto com a primeira-ministra britânica Theresa May; a ginasta olímpica americana Simone Biles; a designer de moda italiana Maria Grazia Chiuri, a cantora americana Beyoncé; a presidente sul-coreana Park Geun-hye e a americana Hillary Clinton, candidata derrotada na disputa pela presidência dos EUA, entre outras.

O jornal descreve Dilma como mais "tecnocrata nerd" do que política nata. "Ela nunca está mais feliz do que quando discute os detalhes íntimos do Orçamento federal, com auxílio de PowerPoint", caracterizou o correspondente do "Financial Times" no Brasil, Joe Leahy.

A ex-presidente disse à publicação que não pretende disputar mais nenhum cargo eletivo, mas continuará "politicamente ativa".

"Rousseff deve ainda estar chocada com a reviravolta em sua fortuna –inversão que correspondeu à de sua nação, que em poucos ano passou de milagre econômico a desapontamento", afirmou o jornal sobre o impeachment.

A Folha de S. Paulo também conta que o jornal britânico explica o julgamento final do impedimento no Senado e cita que Dilma foi considerada culpada por uma série de "manobras fiscais arcanas" usadas para esconder a real dimensão da crise econômica.

"Enquanto ela argumenta que os presidentes anteriores usaram os mesmos truques orçamentários, seu governo foi o primeiro desde antes da segunda guerra mundial a ter suas contas rejeitadas pelo órgão fiscalizador das contas públicas, o TCU", refere o Financial Times, concluindo que o processo do de impeachment foi um julgamento político.

Recorde-se que o mesmo jornal fez o perfil do atual presidente, Michel Temer. Segundo eles, disse que ele tem "aparência gótica" e vida pessoal picante. A publicação também já teceu elogios à Operação Lava Jato.

Campo obrigatório