Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Lava Jato já motivou 16 acordos de leniência de empreiteiras

Empresas como Odebrecht e Braskem admitiram participação em esquemas de corrupção e afirmaram que vão colaborar com as investigações

Lava Jato já motivou 16 acordos de
leniência de empreiteiras
Notícias ao Minuto Brasil

07:32 - 23/12/16 por Notícias Ao Minuto

Política Corrupção

O ano de 2016 vai chegando ao fim com pelo menos 16 acordos de leniência firmados com empreiteiras que participaram de esquemas de corrupção investigados pela Operação Lava Jato, ativa desde 2014.

De acordo com o G1, nove acordos de leniência foram feitos com o Ministério Público Federal (MPF) e outros sete com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Na quarta-feira (22), por exemplo, Odebrecht e Braskem - petroquímica do grupo - firmaram acordo com o MPF e com órgãos da Suíça e dos Estados Unidos.

O ACORDO

As empresas e as pessoas que assinam acordo de leniência assumem participação em algum crime e se comprometem a colaborar com as investigações. Os acordos preveem ainda o pagamento de multas. O investigado pode ter uma punição reduzida em troca.

MINISTÉRIO DA TRANSPARÊNCIA

O órgão federal disse ao G1 que tem tratativas sobre possíveis acordos com 12 empresas que caíram na Lava Jato, mas que até o momento nenhum acordo foi assinado.

MPF

O objetivo da leniência, de acordo com o MPF, é preservar e permitir que as empresas continuem suas atividades, sobretudo para gerar dinheiro necessário para reparar os danos das atividades ilícitas investigadas.

A Odebrecht, por exemplo, firmou um acordo com o MPF que prevê a devolução de R$ 3,82 bilhões.

Leia também: Delação de Odebrecht revela estratégia para manter influência de Lula

Campo obrigatório