Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Relembre os escândalos de Geddel Vieira na política brasileira

Desde 1993, seu nome apareceu em escândalos de corrupção e, apesar disso, ele ocupou cargos importantes nas gestões de Lula, Dilma e Temer

Relembre os escândalos de Geddel Vieira
na política brasileira
Notícias ao Minuto Brasil

09:11 - 15/01/17 por Notícias Ao Minuto

Política Ficha

Geddel Vieira Lima volta à cena dos escândalos de corrupção no país, depois da operação Cui Bono?, deflagrada pela Polícia Federal, na última semana, nos estados da Bahia, Paraná, São Paulo e no Distrito Federal.

Esta é pelo menos a quinta vez que o nome do ex-presidente do PMDB da Bahia aparece envolvido em polêmicas e denúncias de ilegalidade.

Nesta sexta (13), de acordo com informações do portal G1, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em um imóvel de Geddel em Salvador (BA).

Ele é apontado como envolvido em esquema de fraudes na liberação de empréstimos da Caixa a empresas entre 2011 e 2013, período em que ocupou cargo de vice-presidente de Pessoa Jurídica do banco, durante a gestão de Dilma Rousseff.

Foi também durante o governo de Dilma que ele pediu à presidente que o exonerasse do cargo em uma mensagem publicada no Twitter: "Cara Presidenta Dilma, por gentileza, determine publicação minha exoneração função q ocupo, e cujo pedido já se encontra nas mãos de V Excia", escreveu Geddel à época.

Já durante o governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Geddel Vieira Lima comandou o Ministério da Integração Nacional. Em 2010, último ano de governo, a ONG Contas Abertas divulgou um levantamento segundo o qual Geddel destinou 48% dos recursos da pasta para prevenção de desastres naturais à Bahia, estado do então ministro.

Em 2016, como ministro da Secretaria de Governo na gestão de Temer, entre maio e novembro do ano passado, mais confusão: deixou o governo após gravações divulgadas pelo então ministro da Cultura, Marcelo Calero, darem conta de que ele estava pressionando o Calero a liberar uma obra embargada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Salvador. Geddel é dono de um dos apartamentos do prédio em construção. 

E não é só. Em 1993, durante o governo de Itamar Franco, foi apontado como um dos Anões do Orçamento, no qual políticos manipulavam emendas parlamentares com o objetivo de desviar o dinheiro por meio de entidades sociais fantasmas ou com a ajuda de empreiteiras. 

Segundo o Jornal do Brasil, Geddel era apoiado político de João Alves, à época governador de Sergipe, e foi responsável pela liberação de diversas emendas para o parlamentar, além de ter sido acusado de receber dinheiro de empreiteiras.

Leia também: Geddel mantém influência na gestão Temer

Campo obrigatório