Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça Zavascki, relator da Lava Jato e vítima do acidente de avião

Teori Zavascki é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) desde novembro de 2012 e relator da Operação Lava Jato

Conheça Zavascki, relator da Lava Jato e vítima do acidente de avião
Notícias ao Minuto Brasil

20:48 - 19/01/17 por Notícias Ao Minuto

Política Trajetória

O ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki, de 68 anos, que estava na aeronave que caiu na tarde desta quinta-feira (19) em Paraty, no litoral do estado do Rio de Janeiro, é também um dos relatores da Operação Lava. 

Nascido em Santa Catarina, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) desde novembro de 2012, quando herdou a cadeira de Cezar Peluso, foi nomeado pela então presidente Dilma Rousseff quando era ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Teori foi desembargador do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região até 2003, quando chegou ao STJ nomeado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Trabalhou anteriormente no Banco Central e em várias instituições financeiras. O ministro perdeu a mulher, Maria Helena de Castro, em 2013, vítima de câncer.

A expectativa era que Teori Zavascki começasse a decidir em fevereiro, no retorno do recesso do órgão, se oficializa ou não as delações nas quais foram citadas diversos políticos, incluindo do atual governo do presidente Michel Temer e da ex-presidente Dilma Rousseff.

Michel Temer indicará o substituto de Teori na relatoria da Lava Jato. O indicado terá que passar por sabatina no senado. Enquanto isso, a Lava Jato poderá ficar parada por algum tempo, pois a constituição não estabelece prazo para sua substituição.

Leia mais: Ministro do STF Teori Zavascki estava no avião que caiu em Paraty

Campo obrigatório