Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Teori analisava mais de 7,5 mil processos no STF

Diversos políticos influentes estavam entre os investigados, entre eles, Renan Calheiros, Lula e Romero Jucá

Teori analisava mais de 7,5 mil processos no STF
Notícias ao Minuto Brasil

08:04 - 21/01/17 por Notícias Ao Minuto

Política Supremo

O ministro Teori Zavascki, morto na tarde de quinta-feira (19) num acidente de avião, era responsável pela análise de cerca de 7,5 mil processos no Supremo Tribunal Federal (STF). Entre estes, havia ao menos 120 inquéritos e ações penais que envolviam autoridades com foro privilegiado, principalmente nomes citados em delações da Operação Lava Jato.

De acordo com informações são do site Congresso em Foco, o número de processos que estavam sob responsabilidade de Zavascki pode ser ainda maior, já que muitos deles tramitam de forma oculta, em completo segredo de justiça.

Entre os nomes investigados nos processos conduzidos pelo ministro, estavam políticos de peso, como o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL);o ex-presidente Fernando Collor (PTC-AL), o líder do governo no Congresso, Romero Jucá (PMDB-RR) e o senador Humberto Costa (PT-PE), entre outros.

Na próxima semana, Teori analisaria a homologação da delação premiada de 77 executivos da empreiteira Odebrecht. Uma estimativa aponta que cerca de 200 políticos, dos principais partidos políticos do país, sejam citados pelos funcionários como beneficiários do esquema de corrupção e caixa dois da empresa.

LEIA TAMBÉM: Delação da Odebrecht tem mais de mil páginas e cita 256 atos ilegais

Campo obrigatório