Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Pedido de urgência de Janot pode apressar delações da Odebrecht

Homologação das delações da empreiteira Odebrecht está sendo discutida no STF

Pedido de urgência de Janot pode apressar
delações da Odebrecht
Notícias ao Minuto Brasil

05:58 - 25/01/17 por Notícias Ao Minuto

Política Delação

O procurador­-geral da República, Rodrigo Janot, fez um pedido formal de urgência à ministra Cármen Lúcia para apressar a homologação da delação premiada dos 77 ex-executivos da Odebrecht na Lava Jato ainda durante o período do recesso do Judiciário, que termina na próxima terça-feira (31).

O pedido apresetando por Janot nesta terça-feira (24) será avaliado pela presidente do STF sobre a possibilidade de adotar a medida.

De acordo com a Folha de S. Paulo, Cármen Lúcia, como plantonista do STF durante o recesso, poderá assumir o caso, já que a delação da empresa passa, em tese, a ser um assunto urgente. O plantonista só pode analisar questões urgentes durante o período de recesso.

No entanto, as delações só poderão ser homologada depois que forem concluídas duas etapas ainda remanescentes: os depoimentos em que eles corroboram que fizeram delação por livre e espontânea vontade e após uma análise dos termos do acordo.

Após a presidente do STF ter autorizado que os juízes que trabalhavam com Teori Zacaski continuassem com o caso, as audiências com os delatores devem se estender até sexta (27).

Se as etapas foram concluídas, e com o pedido de urgência, a homologação poderia ocorrer, mesmo sem um novo relator da Lava Jato designado.

Caso a ministra não siga esse caminho, a decisão sobre a homologação da delação caberá ao próximo relator, que irá substituir Teori.

A reportagem recorda que a delação da Odebrecht é considerada a mais explosiva da Lava Jato. Já foram citados os nomes de Michel Temer e integrantes do seu governo, deputados e senadores, dos ex-presidentes Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva, dos tucanos José Serra e Geraldo Alckmin.

Leia também: Cotado para o STF é contra aborto e união homoafetiva

Campo obrigatório