Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Moraes escreveu parecer que favorecia réus do Mensalão em 2012

Advogado, atual candidato ao STF se formou em direito na Universidade de São Paulo

Moraes escreveu parecer que favorecia réus do Mensalão em 2012
Notícias ao Minuto Brasil

09:45 - 08/02/17 por Notícias Ao Minuto

Política Advogado

O candidato ao Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, escreveu em 2012 um parecer que favorecia réus do caso do Mensalão. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

À época, o advogado Márcio Thomaz Bastos tentava converncer ministros do Supremo a levar para a primeira instância as ações de 35 réus que não tinham foro privilegiado. O entendimento de Bastos era o de que apenas três deputados deveriam ser julgados diretamento pelo STF.

Moraes escreveu, então, um parecer que suportava a defesa do colega. Em documento de 64 páginas, o ministro da Justiça afastado defendeu que era inconstitucional que o STF julgasse diretamente réus sem foro. Caso os ministros do Supremo tivessem acatado a tese, réus como o ex-ministro José Dirceu ganhariam tempo para recorrer de ações.

Moraes é formado em direito pela Universidade de São Paulo (USP), tendo concluído o curso em 2009. Ele escreveu livros nas áreas de direito constitucional, penal, direitos humans e sobre agências reguladoras.

LEIA TAMBÉM: PT prepara sabatina de 20 horas a Moraes para vaga no STF

Campo obrigatório