Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Inquérito contra Lindbergh na Lava Jato é arquivado por Fachin

Procurador aceitou argumento que não há elementos suficientes para o prosseguimento da investigação

Inquérito contra Lindbergh na Lava Jato é arquivado por Fachin
Notícias ao Minuto Brasil

12:58 - 17/02/17 por Notícias Ao Minuto

Política STF

O ministro e relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin, determinou, nesta sexta-feira (17), o arquivamento do inquérito aberto contra o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) na força-tarefa.

Em seu pedido, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, alegou que não há elementos suficientes para o prosseguimento da investigação, de acordo com publicação do G1.

O inquérito foi aberto em março de 2015 com o objetivo de apurar as informações fornecidas pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa em delação premiada. Costa disse que, quando candidato ao Senado em 2010, Lindbergh teria solicitado R$ 2 milhões da cota do PP no esquema de corrupção na Petrobras.

O senador era investigado por crime de corrupção passiva qualificada e lavagem de dinheiro. Um relatório da Polícia Federal (PF) já havia recomendado o arquivamento do caso em novembro do ano passado.

O procurador argumentou em sua decisão que "não se vislumbra outras medidas que possam ser adotadas, neste momento, para o integral esclarecimento das hipóteses levantadas". "Os resultados das diligências realizadas, conquanto não infirmem as mencionadas declarações, não foram capazes de reforçá-las, persistindo até mesmo dúvidas em relação a circunstâncias essenciais dos fatos aqui versados, tais como o local da primeira reunião entre o investigado e o ex-diretor da petrolífera e a suposta pessoa que teria repassado os dois milhões de reais."

Leia também: MPF pede prisão de Costa por mentir em delação

Campo obrigatório