Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Defesa de Temer alegará que ele não negociou doações para campanha

Já que solicitação para separar contas não deve ser atendida pelo relator, advogados apostam em nova estratégia

Defesa de Temer alegará que ele não
 negociou doações para campanha
Notícias ao Minuto Brasil

05:47 - 06/03/17 por Notícias Ao Minuto

Política DILMA-ROUSSEFF

Os advogados do presidente Michel Temer (PMDB) têm uma nova estratégia de defesa para o processo em andamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pede a impugnação da chapa Dilma-Temer nas eleições presidenciais de 2014. A ideia agora é tentar provar que o peemedebista não pediu nem negociou as doações para a campanha.

Os assessores de Temer argumentam, segundo revelado pela Folha de S. Paulo, que ele não pode ser responsabilizado pelas irregularidades supostamente cometidas pela cabeça da chapa, que era a ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Esta nova tática da defesa se fez necessária por conta da avaliação de que a possibilidade do relator do processo, o ministro Herman Benjamin, separar as contas da chapa é remota. O pedido foi feito em abril do ano passado pelos advogados do peemedebista.

Quatro ex-executivos da empreiteira Odebrecht devem depor esta semana: Melo Filho e Alexandrino Alencar estão agendados para falar nesta segunda-feira (6); Hilberto Mascarenhas e Luiz Soares também serão ouvidos nos próximos dias.

A ação proposta pelo PSDB contra a chapa Dilma-Temer apura se a campanha de 2014 foi financiada com dinheiro ilícito e se houve abuso de poder econômico. Se condenado, Temer pode ser cassado.

Leia também: Além da Lava Jato, Cabral enfrenta uma série de ações populares

Campo obrigatório