Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Alexandre de Moraes toma posse no STF nesta semana

Ex-ministro de Temer assumirá vaga deixada pelo ministro Teori Zavascki

Alexandre de Moraes toma posse 
no STF nesta semana
Notícias ao Minuto Brasil

05:54 - 20/03/17 por Notícias Ao Minuto

Política Judiciário

O ex-ministro da Justiça Alexandre de Moraes assume vaga de Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal na próxima quarta-feira (22). O Senado aprovou seu nome para o cargo há um mês. As informações são do G1.

O novo ministro ingressa na Corte em momento tenso. Na última semana, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao STF 83 pedidos de abertura de inquérito para investigar políticos citados nas delações de ex-executivos da Odebrecht no âmbito da Operação Lava Jato.

Diversos nomes que aparecem na lista de Janot devem comparecer à cerimônia de posse de Moraes, incluindo os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

O relator da Lava Jato no STF, Edson Fachin, recebe nesta segunda-feira (20) a chamada "nova lista de Janot". Em seguida, analisa o material para autorizar investigações e retirar sigilo imposto aos documentos.

Moraes assume a vaga de ministro do STF aos 48 anos de idade e poderá permanecer na Corte até 2043, quanso completará 75 anos e chegará à idade limite para atuação no Supremo. Ele é ex-secretário de Segurança Pública de São Paulo e foi filiado ao PSDB até fevereiro deste ano.

LEIA TAMBÉM: Odebrecht diz ter acertado repasse de R$ 50 milhões a Aécio Neves

Campo obrigatório