Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Marcelo Odebrecht diz que Dilma sabia das doações por caixa 2

Afirmações foram feitas em depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral, no início deste mês

Marcelo Odebrecht diz que Dilma
sabia das doações por caixa 2
Notícias ao Minuto Brasil

19:07 - 23/03/17 por Notícias Ao Minuto

Política Investigação

Marcelo Odebrecht prestou depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na ação que pede a cassação da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer, no início deste mês. A acusação que pesa contra a ex-presidente e o seu então vice é de abuso de poder político e econômico na eleição de 2014.

Ao responder os questionamentos do relator do processo, Herman Benjamin, o executivo confirmou que Dilma sabia das doações feitas pela empreiteira, por meio de caixa 2, à campanha petista à reeleição.

"A Dilma sabia da dimensão da nossa doação, e sabia que nós éramos quem doá... quem fazíamos grande parte dos pagamentos via caixa dois para [o marqueteiro] João Santana. Isso ela sabia", disse Odebrecht no depoimento.

No entanto, quando o juiz auxiliar Bruno César Lorencini perguntou sobre se teria conversado com Dilma a respeito da campanha de 2014, Marcelo negou.

Segundo informações do portal G1, ele reiterou, em outro momento do depoimento, que nunca ouviu de Dilma que ela sabia que os repasses eram feitos de forma irregular.

Em nota, a ex-presidente Dilma negou as informações, chamou a declaração de "leviana" e pediu que o empresário comprove o que disse ao tribunal.

Confira a nota divulgada pela assessoria de Dilma na íntegra:

Não adianta lançarem novas mentiras contra Dilma Rousseff

A respeito de informações publicadas nesta quinta-feira, 23, sobre um supostas declarações, avisos e afirmações atribuídas ao empresário Marcelo Odebrecht, a Assessoria de Imprensa de Dilma Rousseff esclarece:

1. A ex-presidenta Dilma Rousseff não tem e nunca teve qualquer relação próxima com o empresário Marcelo Odebrecht, mesmo nos tempos em que ela ocupou a Casa Civil no governo Lula.

2. É preciso deixar claro: Dilma Rousseff sempre manteve uma relação distante do empresário, de quem tinha desconfiança desde o episódio da licitação da Usina de Santo Antônio.

3. Dilma Rousseff jamais pediu recursos para campanha ao empresário em encontros em palácios governamentais, ou mesmo solicitou dinheiro para o Partido dos Trabalhadores.

4. O senhor Marcelo Odebrecht precisa incluir provas e documentos das acusações que levanta contra a ex-presidenta da República, como a defesa de Dilma solicitou – e teve negado os pedidos – à Justiça Eleitoral. Não basta acusar de maneira leviana.

5. É no mínimo estranho que, mais uma vez, delações sejam vazadas seletivamente, de maneira torpe, suspeita e inusual, justamente no momento em que o Tribunal Superior Eleitoral, órgão responsável pelo processo que analisa a cassação da chapa Dilma-Temer, está prestes a examinar o relatório do ministro Herman Benjamin.

6. Espera-se que autoridades judiciárias, incluindo o presidente do TSE, Gilmar Mendes, e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, venham a público cobrar a responsabilidade sobre o vazamento de um processo que corre em segredo de Justiça.

7. Apesar das levianas acusações, suspeitas infundadas e do clima de perseguição, criado pela irresponsável oposição golpista desde novembro de 2014 – e alimentada incessantemente por parcela da imprensa – Dilma Rousseff não foge da luta. Vai até o fim enfrentando as acusações para provar o que tem reiterado desde antes do fraudulento processo de impeachment: sua vida pública é limpa e honrada.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

DILMA ROUSSEFF

Leia também: Supremo nega recurso de Lula para suspender processo da Lava Jato

Campo obrigatório