Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

PF prende ex-secretário de saúde do Rio e dois empresários

As investigações apontam que Sérgio Côrtes teria favorecido a empresa Oscar Yskin, uma das maiores fornecedoras de próteses do Rio de Janeiro

PF prende ex-secretário de saúde do Rio
e dois empresários
Notícias ao Minuto Brasil

06:36 - 11/04/17 por Folhapress

Política Esquema

A força-tarefa da Lava Lato no Rio prendeu nesta terça-feira (11) o ex-secretário Sérgio Côrtes, que comandou a pasta da Saúde no governo Sérgio Cabral (PMDB), e outras duas pessoas sob suspeita de fraudes no fornecimento de próteses para o Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia).

A operação, denominada Fratura Exposta, é resultado do aprofundamento das investigações Calicute e Eficiência, que apontou que o esquema operava não apenas em contratos de obras públicas, mas também em desvio de verbas destinadas à saúde.

Cerca de R$ 300 milhões foram desviados por meio de fraudes em licitações, segundo estimativa da Receita Federal, que integra a força-tarefa, com base em colaborações premiadas.

As investigações apontam que Côrtes teria favorecido a empresa Oscar Iskin, uma das maiores fornecedoras de próteses do Rio. quando foi titular da pasta. Além do ex-secretário, foram presos os empresários empresários Miguel Iskin e Gustavo Estellita.

Segundo a força-tarefa, servidores públicos investigados influenciavam as licitações para beneficiar a Oscar Yskin em troca de 10% de propina sobre os contratos. Eles serão indiciados por corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Iskin é sócio da empresa e a representava nas licitações do Into. Gustavo Estellita é sócio de Miguel em outras companhias e já foi gerente comercial da Oscar Iskin.

Ao todo, estão sendo executados 40 mandados de busca e apreensão no Rio e no Distrito Federal, em residências e empresas dos envolvidos. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório