Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Após depoimento, defesa diz que Lula não foi 'incriminado'

Cristiano Zanin Martins e José Roberto Batochio informaram que trabalharão com três frentes principais, a partir de agora

Após depoimento, defesa diz que 
Lula não foi 'incriminado'
Notícias ao Minuto Brasil

21:04 - 10/05/17 por Notícias Ao Minuto

Política Lava Jato

"Em quase cinco horas de depoimento, as perguntas se repetiram três, quatro, cinco, seis vezes... nenhum ponto do processo incriminou o ex-presidente". Foi o que argumentou a defesa de Luís Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (10), em pronunciamento coletivo, após depoimento concedido por Lula ao juiz federal Sergio Moro, em processo da Operação Lava Jato.

"Em qualquer lugar do mundo , só o depoimento ao qual o ex-presidente foi submetido seria considerado uma violação dos direitos humanos por parte do juiz Sergio Moro", declararam também Cristiano Zanin Martins e José Roberto Batochio.

Segundo eles, a pergunta mais "absurda" feita a Lula foi: "Qual a opinião do senhor sobre o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o mensalão?".  

Conforme Martins e Batochio, a questão é imprópria. "Desde quando alguém que está ali para se defender tem de dar opinião ao juiz sobre um julgamento finalizado da Suprema Corte? Isso é um exemplo claro que o que estava acontecendo era algo ilegítimo. Afinal, o ex-presidente não é jurista nem tem ligação com esta ação penal. O que ficou claro é que o ex-presidente é inocente e sua inocência está claramente demonstrada. O que se buscou se fazer ali foi uma cena de perseguição política", detalharam.

Segundo os advogados, três frentes serão trabalhadas após o depoimento do ex-presidente. A primeira delas é dar seguimento ao pedido de suspensão de Sergio Moro. "Por que a 13ª Vara Federal de Curitiba julga o Brasil inteiro? Isso é ilegal", pontuou Batochio, denunciando o fato de todos os réus da Lava Jato serem julgados em na capital paranaense, "da Bahia a São Paulo".

O terceiro ponto é insistir em que haja acesso total da defesa a todos os itens de acusação do processo, o que, segundo os advogados, não teria acontecido. "Este processo tem coisas muito estranhas e que até agora não foram publicamente explicadas", provocou Martins.

Leia também: Lula nega ser dono do tríplex e reforça candidatura em 2018

Campo obrigatório