Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Aécio diz que Temer pediu que ele retirasse ação no TSE

Informação está em uma gravação entregue por Joesley Batista, um dos donos da JBS

Aécio diz que Temer pediu que ele retirasse ação no TSE
Notícias ao Minuto Brasil

15:26 - 19/05/17 por Folhapress

Política Senadores

O presidente Michel Temer pediu que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) retirasse o pedido de cassação da chapa formada por Dilma Rousseff e Temer em 2014 que corre no TSE (Superior Tribunal Eleitoral).

A informação está em uma gravação entregue por Joesley Batista, um dos donos da JBS, a procuradores que contém uma conversa com Aécio em março deste ano no hotel Unique, em São Paulo.

"A Dilma caiu, a ação continuou e ele [Temer] quer que eu retire a ação. Cara, só que se eu retirar, e não estou nem aí, não vou perder nada, o Janot assume, o Ministério Público assume essa merda", diz o tucano a Joesley.

O documento integra a delação premiada do executivo que já foi homologada pelo relator da Lava jato do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin.

Temer é alvo de pedido de cassação no TSE em ação proposta pelo PSDB que contesta as contas de campanha da chapa presidencial de 2014.

O relator e o Ministério Público recomendaram a cassação de Temer. A delação da JBS deve piorar o cenário político e aumentar a pressão sobre os ministros.Nos bastidores do tribunal, é consenso que o clima para Temer piorou muito nos últimos dias. O julgamento vai ser retomado na primeira semana de junho.

Ministros do TSE relataram à reportagem que o julgamento pode ser uma "solução institucional" para Temer evitar um processo de impeachment ou o desgaste da renúncia.

No entanto, um dos magistrados que julgará o caso disse que não há relação entre os fatos relatados pelos donos da JBS e a investigação sobre a chapa e, portanto, o tribunal não deve misturar os assuntos. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório