Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Reconheço que há uma crise política evidente, diz Temer na Noruega

Presidente irá recorrer da decisão em primeira instância da Justiça Federal que rejeitou a queixa-crime contra Joesley Batista

Reconheço que há uma crise política 
evidente, diz Temer na Noruega
Notícias ao Minuto Brasil

18:45 - 22/06/17 por Folhapress

Política Declaração

O presidente Michel Temer disse nesta quinta-feira (22) que irá recorrer da decisão em primeira instância da Justiça Federal que rejeitou a queixa-crime por supostas calúnia, difamação e injúria contra Joesley Batista, um dos donos da empresa de carnes JBS.

"Reconheço que há uma crise política evidente. Estou tomando providências das mais variadas para defender os aspectos primeiro institucionais da Presidência", disse Temer a jornalistas, no saguão do hotel onde está hospedado em Oslo, na Noruega.

"Mas o depois não é secundário, é no mesmo nível: os aspectos morais. O cidadão [Joesley Batista] que faz lá as acusações que faz, eu estou propondo as ações competentes e vou pelo Judiciário", completou.

Temer entrou na Justiça para buscar uma condenação criminal de Joesley após entrevista que o empresário concedeu à revista "Época" no último final de semana, na qual o acusa de "comandar uma quadrilha".

Questionado sobre a derrota em primeira instância, disse: "Foi recusado, mas haverá recurso. O que o juiz disse é que, se você ofender alguém, isso é liberdade de expressão. Se for assim, meu caro, eu não vou fazer isso com ninguém".

"Se eu quisesse fazer o que ele acabou dizendo, poderia dizer as maiores barbaridades das pessoas da família de alguém e isso é liberdade de expressão, não tem de fazer nada", afirmou.

+ Na Noruega, Temer diz que Brasil 'deixa para trás severa crise'

COISA FINÍSSIMA

No início da entrevista, Temer não poupou elogios à recepção dada pelo presidente russo, Vladimir Putin.

"A viagem à Rússia foi um sucesso absoluto. Primeiro, pelos acordos que nós assinamos. Em segundo lugar, pelo tratamento que me foi dispensado. O presidente Putin teve a delicadeza de ir ao Bolshoi, sabedor de que eu iria ao Bolshoi. Lá, o cerimonial me indicou uma coisa curiosa. Ele indicou o lugar que ele, presidente, ocupa. Veja o tamanho da delicadeza."

"O presidente ficou 4h20 comigo, 1h30 na individual. Tratamos dos mais variados assuntos, e ele revelando o interesse muito grande da Rússia pela [ferrovia] Norte-Sul, pela questão da energia", afirmou. "Depois, ofereceu um almoço que foi uma coisa finíssima. Realmente, elegantíssima", descreveu.

Temer disse ainda que recebeu de presente de Putin cartas de dom Pedro 2° enviadas ao czar. "Comprou [nos EUA] e mandou as quatro cartas, que estou levando para o Brasil."

Depois, conta, fez um tour pelas salas do Kremlin, a sede do governo russo. "Teve uma delicadeza extraordinária." Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório