Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Em discurso duro, Temer critica quem tenta 'desarmonizar os poderes'

Presidente fez declarações durante evento de lançamento do novo Fies

Em discurso duro, Temer critica quem 
tenta 'desarmonizar os poderes'
Notícias ao Minuto Brasil

12:21 - 06/07/17 por Folhapress

Política Temer

Alvo de denúncia por corrupção passiva, o presidente Michel Temer criticou nesta quinta-feira (6) autoridades que acreditam ser iluminadas por uma "centelha divina" e que tentam abalar o princípio constitucional da harmonia entre os poderes.

Em discurso duro, o peemedebista afirmou que tentar abalar o equilíbrio entre as instituições federais é um "crime" cometido por pessoas que pensam apenas em seus interesses pessoais ou funcionais, promovendo disputas públicas.

A crítica do presidente é feita no momento em que ele tem elevado o tom contra o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que apresentou a acusação contra o peemedebista baseada na delação premiada da JBS.

"As pessoas, muitas vezes, pensam no seu interesse pessoal ou no seu interesse funcional e entram até em uma disputa. Sem embargo da Constituição Federal determinar a harmonia entre os poderes, o que têm feito é a tentativa de desarmonizar os poderes. E, isso, meus amigos, é um crime ao estado democrático de direito e só passa pela cabeça daqueles que acham que são autoridades iluminadas por uma centelha divina", disse.

Em mais uma provocação indireta, sem citar o chefe do Ministério Público Federal, o peemedebista defendeu a necessidade de recuperar conceitos democráticos, como a ampla defesa, o respeito ao contraditório e a "seriedade das falas e manifestações".

Na semana passada, o presidente acusou o procurador-geral de "revanche, destruição e vingança" e disse que ele se vale de "ilações" para acusá-lo sem provas, insinuando que ele recebeu dinheiro de um ex-assessor do Ministério Público.

Nesta quinta-feira (6), o peemedebista afirmou ainda que as autoridades são transitórias e, por isso, devem respeitar a Constituição Federal e a soberania popular. "São autoridades constituídas e não o são por uma centelha divina", ressaltou.

O discurso foi feito em evento de lançamento do novo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Segundo o ministro Mendonça Filho (Educação), as mudanças feitas irão aprimorar a iniciativa, passando a oferecer juros zero aos estudantes mais pobres.

"Os juros zero serão assegurados para renda familiar per capita de até três salários mínimos e vamos respeitar a capacidade de pagamento", disse.

Ele ressaltou ainda que serão reduzidos de 6,5% para 3% ao ano os juros para estudantes de renda familiar per capita de até cinco salários mínimos, em vagas para o Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório