Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Após 6 horas, Senado retoma sessão para votar reforma trabalhista

Sessão desta terça-feira foi interrompida pelo presidente da Casa, Eunício Oliveira

Após 6 horas, Senado retoma sessão para 
votar reforma trabalhista
Notícias ao Minuto Brasil

18:53 - 11/07/17 por Notícias Ao Minuto

Política Congresso

Depois de mais de seis horas de impasse, a votação da reforma trabalhista foi retomada no Senado. A sessão, que começou às 11h desta terça-feira (11), foi suspensa após uma hora pelo presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE), depois que um grupo de senadoras contrárias à proposta se recusou a deixar a Mesa do Plenário. Eunício ordenou que a luz e que o ar-condicionado do local fossem desligados.

De acordo com apuração da revista Veja, a senadora Gleisi, uma das que participaram do protesto, consultou as centrais sindicais, que se manifestaram a favor de continuar a manifestação: “Isso aqui não vai passar, eles estão com raiva”. 

Pouco depois das 18h30, Eunício reabriu a sessão. As senadoras, no entanto, continuam sentadas à Mesa. 

O grupo apresentou três condições para deixar a mesa e liberar o plenário para a votação: a abertura das galerias para que lideranças sindicais acompanhem a sessão; a autorização para que todos os senadores – e não apenas os líderes – possam falar durante a votação; e a aprovação de um destaque para impedir que mulheres trabalhem em locais insalubres. O senador Paulo Paim (PT-RS) tenta costurar o acordo com o governo.

+ Bancada do PMDB vai votar a favor de Temer em denúncia de corrupção

"O que está pegando é a questão dos destaques. O Senado não pode só homologar aquilo que vem da Câmara. Até o momento, para essa questão do destaque, não houve acordo", disse Paim.

A oposição tem direito regimental de apresentar destaques para a votação em separado. Mas o que as senadoras querem é o compromisso de que a emenda será aprovada no mérito. Na prática, isso significaria empurrar a reforma trabalhista de volta para a Câmara.

"Vamos resistir até o Senado fazer um debate democrático e deixar os senadores fazerem alteração na proposta. Nós não aceitamos essa imposição do Executivo. Vai voltar para a Câmara? Vai. É assim a vida da democracia. Você não pode acabar com uma lei de 40 anos em cinco meses. A única coisa que temos para fazer agora é essa resistência", disse a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR).

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que é primeiro vice-presidente do Senado, foi duro ao comentar a atitude das senadoras. Ele classificou a ocupação da Mesa como “cena deplorável, atitude cínica, avacalhação, espetáculo triste”. Cássio disse que os tucanos não apoiam a aprovação da emenda sugerida pela oposição.

"Seria até razoável que o Senado pudesse reexaminar alguns pontos e devolver a matéria para a Câmara. Mas diante dessa postura de radicalização, de afronta à instituição, de achincalhe ao país, é muito ruim você fazer qualquer tipo de negociação nesse ambiente", afirmou Cássio.

O líder do Governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), ainda não se manifestou sobre a proposta de acordo. A sessão do plenário continua suspensa. Com informações da Agência Senado.

Campo obrigatório