Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Posição de partidos sobre denúncia contra Temer causa conflito interno

Parte das legendas decidiu punir deputados que votarem a favor do prosseguimento da denúncia; votação ocorre em 2 de agosto

Posição de partidos sobre denúncia 
contra Temer causa conflito interno
Notícias ao Minuto Brasil

05:47 - 22/07/17 por Notícias Ao Minuto

Política Congresso

A determinação de alguns partidos em definir como os deputados devem se posicionar diante da denúncia do presidente Michel Temer por corrupção passiva tem causado conflitos internos entre parlamentares e lideranças partidárias.

A votação sobre o prosseguimento da denúncia feita pela Procuradoria Geral da República será votada no plenário da Câmara em 2 de agosto. Parte da base do governo - PMDB, PP, PR e PSD - decidiu "fechar questão" sobre a votação, e poderá punir parlamentares que votarem contra Temer.

+ PSDB tira do ar enquete sobre julgamento de Lula

"Meu partido fechou questão [contra a denúncia], mas eu e outros colegas tomamos posição de acatar a denúncia e deixamos isso muito claro", afirmou Fábio Mitidieri (PSD-SE) ao G1.

"Sou a favor da denúncia, só o futuro vai dizer [como ficará a relação dele com o partido]. O voto, numa situação como essa, não é uma questão regimental do partido, é de foro íntimo", disse Jorge Boeira (PP-SC).

Por causa dos conflito, deputados insatisfeitos defendem a a antecipação da chamada "janela partidária", o que permitiria aos parlamentares a mudança de sigla ainda em 2017. De acordo com a egra atual, os parlamentares podem trocar de legenda sem a punição de perda de mandato se a mudança for feita na janela partidária. A próxima janela iniciam em março do ano que vem.

Campo obrigatório