Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Lula não influenciou Dilma em compra de caças suecos, dizem militares

Ex-presidente responde a ação por suposto tráfico de influência na compra de caças suecos no governo da sucessora

Lula não influenciou Dilma em compra 
de caças suecos, dizem militares
Notícias ao Minuto Brasil

17:17 - 01/08/17 por Notícias Ao Minuto

Política Depoimento

Dois militares da Força Aérea Brasileira (FAB) afirmaram que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não influenciou a ex-presidente Dilma Rousseff na compra de caças suecos, entre 2013 e 2014. A afirmação foi feita em depoimento à 10ª Vara da Justiça Federal, nesta terça-feira (1º). As informações são do G1.

O Ministério Público Federal acusa, Lula, seu filho Luiz Cláudio Lula da Silva e dois empresários de por tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa na transação investigada no âmbito da operação Zelotes.

O brigadeiro Juniti Saito, ex-comandante da Aeronáutica, contou ter acompanhado o trabalho interno para a escolha de três empresas que formavam a lista entregue ao ex-presidente, em 2010.

“O comandante bate o martelo. Foi o que aconteceu com o Gripen. Foi uma decisão do comando da aeronáutica, por melhor preço, por manutenção e transferência de tecnologia”, declarou Saito.

Ainda de acordo com o militar, a ex-presidente Dilma decidiu pela compra. O MP questionou a Saito se poderia “falar que quem bateu o martelo foi a presidente Dilma”, e o brigadeiro concordou.

O brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, comandante da Aeronáutica, seguiu a mesma versão. "Nós entregamos todo o processo no inicio de 2010, a partir daí ficou a decisão do governo. Desconheço [interferência de lula], sei que a presidente Dilma apresentou a decisão dela", disse Rossato.

Na denúncia, o MP apontou irregularidades na compra de 36 caças do modelo Gripen pelo governo . Durante as investigações, não foram encontrados indícios de que Dilma soubesse do suposto esquema.

Os empresários Mauro Marcondes e Cristina Mautoni teriam repassado cerca de R$ 2,5 milhões a Luis Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente. Relatório da Polícia Federal aponta que não houve prestação de serviço pela empresa do filho de Lula. A PF afirma também que o material produzido pela empresa era copiado de documento disponível na internet.

O advogado de Lula, José Roberto Batochio considera que o depoimento dos militares “fulmina” a suspeita de tráfico de influência por parte de Lula na escolha dos caças.

“Eles mostraram que quem optou pelo Gripen foi uma comissão da área técnica da FAB. Que a decisão não foi política. O brigadeiro disse isso com toda a clareza”, declarou.

Campo obrigatório