Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Maria do Rosário depõe contra Bolsonaro e o chama de 'líder do ódio'

Visivelmente emocionada na saída do tribunal, deputada disse esperar "que se faça justiça diante de toda incitação ao crime"

Maria do Rosário depõe contra Bolsonaro e o chama de 'líder do ódio'
Notícias ao Minuto Brasil

14:03 - 23/08/17 por Folhapress

Política STF

A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) disse nesta quarta-feira (23) que o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) tem sido um "líder do ódio".

Ela prestou depoimento na ação penal em que Bolsonaro é réu e que tramita no STF (Supremo Tribunal Federal).

O deputado responde pelo crime de incitação ao estupro. Em 2014, Bolsonaro disse a Maria do Rosário que não a estupraria porque "ela não merece", ao rebater um discurso feito por ela no plenário da Câmara.

Na ocasião, a petista defendeu a Comissão da Verdade e as investigações dos crimes da ditadura militar. "Fique aí, Maria do Rosário. Há poucos dias [na verdade a discussão ocorreu há alguns anos] você me chamou de estuprador no Salão Verde e eu falei que eu não estuprava você porque você não merece. Fique aqui para ouvir", afirmou o deputado. Depois, ele reafirmou as ofensas em entrevista.

O depoimento da deputada durou cerca de uma hora. Na saída, Maria do Rosário disse esperar que o Supremo faça justiça. Segundo ela as declarações de Bolsonaro geram onda de ódio que atinge não apenas mulheres, "mas também gays, lésbicas, negros, indígenas".

"No Brasil a cada 11 minutos uma mulher é estuprada. Tratar o estupro como algo banal em que o homem decide se a mulher merece ou não, é realmente condenar a vítima", afirmou a deputada."Ele tem sido um líder do ódio", completou.

PROCESSO

Bolsonaro foi acusado de incitação ao crime de estupro e, em junho de 2016, virou réu no STF. O tribunal ainda acolheu uma queixa-crime contra o congressista por injúria.

Fora do STF, em uma ação cível, Bolsonaro foi condenado em primeira instância a indenizar Maria do Rosário em R$ 10 mil em 2015. Ele recorreu e perdeu. O TJ-DF (Tribunal de Justiça do Distrito Federal) determinou que ele publicasse uma retratação em jornal de grande circulação, na sua página oficial no Facebook, no Youtube e em seu blog, devendo permanecer disponível por, no mínimo, um mês.

Bolsonaro recorreu ao STJ e também perdeu. Com informações da Folhapress.

+ 'Ele está em campanha, querendo burlar a lei', diz deputado sobre Lula

Campo obrigatório