Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Maluf terá que devolver recursos por ação movida há 34 anos

No governo de Maluf, a Imprensa Oficial do Estado foi acusada de imprimir milhares de folhetos com o estatuto do partido que ele então integrava, o PDS

Maluf terá que devolver recursos por ação movida há 34 anos
Notícias ao Minuto Brasil

06:04 - 30/08/17 por Notícias Ao Minuto

Política São Paulo

Mais de três décadas depois de uma ação contra o deputado Paulo Maluf (PP-SP) correr na Justiça, o parlamentar terá que devolver recursos ao Estado de S. Paulo. Maluf, que foi governador de SP de 1979 a 1982, diz não se lembrar da ação.

"Eu nem lembro dessa ação", diz Maluf. "Fui governador há 35 anos." O parlamentar afirma que, naquela época, era normal adversários políticos moverem ações populares uns contra os outros. "Não custava nada. Gastava papel, tempo do juiz, do Ministério Público, mas era só para criar um fato para sair no jornal. Depois todo mundo esquecia", afirma o deputado.

A colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, destaca que no governo de Maluf, a Imprensa Oficial do Estado foi acusada de imprimir milhares de folhetos com o estatuto do partido que ele então integrava, o PDS. O partido recebeu cartas, calendários e santinhos feitos com dinheiro público.

+ Dilma usará aniversário do impeachment para atacar Temer

O governo de Franco Montoro (1916-1999) entrou com o processo em 1983 e só transitou em julgado em 2014. A ação foi remetida pelo STF (Supremo Tribunal Federal) à Justiça paulista e, somente no dia 11 deste mês, a Imprensa Oficial foi intimada para iniciar o cumprimento da sentença.

Campo obrigatório