Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Bolsonaro quer abrir uma saída para o mar a partir de Minas Gerais

Deputado ainda defendeu a exploração da Reserva Nacional de Cobre e seus Associados, na Amazônia

Bolsonaro quer abrir uma saída para o mar a partir de Minas Gerais
Notícias ao Minuto Brasil

11:15 - 15/09/17 por Notícias Ao Minuto

Política Polémica

Em Belo Horizonte para o lançamento de sua própria biografia escrita pelo seu filho, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) defendeu a exploração da Renca (Reserva Nacional de Cobre e seus Associados), fez críticas à presença chinesa no Brasil e ventilou a possibilidade de criar uma saída para o mar para Minas Gerais.

"Não podemos entregar nosso subsolo a outros países como vem sendo feito", disse Bolsonaro. O congressista também questionou a exploração de nióbio por estatais chinesas em solo brasileiro.

O congressista afirmou que a Renca deve ser explorada por partilha com alguns países do mundo: Estados Unidos, Coreia do Sul, Japão, Israel. 

Para o pré-candidato presidencial, estes países são diferentes da China, já que Pequim está "jogando War" com o Brasil.

A Renca é uma reserva que cobre uma área de 46.450 quilômetros quadrados entre os estados do Pará e Amapá, em plena Floresta Amazônica. Sua exploração foi liberada pelo presidente Michel Temer (PMDB). Contudo, diante da repercussão negativa, a exploração da área foi suspensa. A questão pode ser melhor entendida aqui. 

+ Planalto quer agir antes que Geddel decida falar, dizem aliados

Ainda na capital mineira, Bolsonaro disse que considera abrir uma saída para o mar a partir de Minas Gerais. "Vamos explorar nossas riquezas, quem sabe até abrindo uma saída para o mar a partir de Minas Gerais. Nós vamos satisfazer o desejo do mar de ganhar Minas, podem ter certeza disso".

O deputado participou do lançamento do livro, "Mito ou Verdade", uma biografia sobre o deputado do PSC escrita por um dos seus filhos, o também deputado federal Flávio Bolsonaro (PSC-RJ). (Sputnik)

Campo obrigatório