Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ala tucana quer trocar relator de denúncia contra Temer

Clima de animosidade chegou ao presidente em exercício do PSDB, senador Tasso Jereissati

Ala tucana quer trocar relator de denúncia contra Temer
Notícias ao Minuto Brasil

09:36 - 30/09/17 por Estadao Conteudo

Política Câmara

A cúpula do PSDB entrou em campo para pressionar o deputado tucano Bonifácio de Andrada (MG) a abandonar a relatoria da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. O que se discute é uma possível destituição da comissão caso o deputado se recuse a deixar a função.

O clima de animosidade chegou ao presidente em exercício do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), que conversou com o líder da bancada na Câmara, Ricardo Tripoli (SP), sobre o caso. Interlocutores afirmam que Tasso e Tripoli estão alinhados sobre a questão. Tasso ouviu a opinião do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), que tem sido um dos representantes dos cabeças-pretas no Senado.

"O incômodo é muito grande, parece que a escolha do Bonifácio foi para provocar um segmento do partido que defende a saída do PSDB do governo. Se o partido está dividido em relação ao tema, o mais recomendado é que não fosse alguém do PSDB pra fazer o relatório. Isso me parece uma brutal provocação e um desrespeito às divergências que existem no PSDB", afirmou Ferraço.

Os dirigentes tentam agora persuadir Bonifácio da "inconveniência" do convite feito pelo presidente da comissão, o peemedebista Rodrigo Pacheco (MG). A escolha de Bonifácio para a relatoria da nova denúncia levou a ala jovem do PSDB, os chamados cabeças-pretas, a declarar "guerra" ao Palácio do Planalto.

Para os jovens tucanos, a indicação de Pacheco foi "desrespeitosa" e "desleal" ao partido, que não queria nenhum de seus liderados nesta função. "É muito difícil não ver dedo do palácio nisso aí", afirmou o deputado Fábio Sousa (PSDB-GO) As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Campo obrigatório