Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Novo levantamento confirma rejeição de 73% ao governo Temer

Números significam a maior reprovação já registrada pelo Datafolha, desde o início da redemocratização no país, em 1989

Novo levantamento confirma rejeição de 73% ao governo Temer
Notícias ao Minuto Brasil

08:51 - 02/10/17 por Notícias Ao Minuto

Política Crise

Levantamento do Datafolha, divulgado nesta segunda-feira (2), é mais um a constatar a reprovação da população ao governo do presidente Michel Temer (PMDB). De acordo com a pesquisa, que ouviu 2.772 entrevistados em 194 cidades, entre 27 e 28 de setembro, 73% dos brasileiros consideram a gestão ruim ou péssima.

De acordo com informações da Folha de S. Paulo, a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos. Os números significam a maior reprovação já registrada pelo instituto de pesquisa, desde o início da redemocratização no país.

+ 'Plano Temer' apela ao marketing para subir popularidade do presidente

Para se ter uma ideia, a maior rejeição à ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em agosto de 2015, chegou a 71%.

Apenas 5% avaliam o governo como ótimo ou bom. Trata-se da aprovação mais baixa desde setembro de 1989, quando José Sarney (PMDB), em meio à crise da hiperinflação, teve o mesmo índice.

Em julho do ano passado, dois meses após Temer assumir a Presidência, sua rejeição era de 31%. Desde então, não parou mais de crescer. Ainda segundo a Folha, em uma escala de 0 a 10, a nota média hoje do governo é de 2,5.

No entanto, por outro lado, cresceu a adesão à permanência do presidente no poder até o fim de seu mandato. Diante da derrocada ética que atinge indistintamente os principais partidos e da falta de opções viáveis para o Executivo, parcela do eleitorado parece considerar que manter Temer no poder, ainda que malquisto, é a opção menos turbulenta para o país neste momento.

O Nordeste é a região com maior reprovação (84%). O Norte, com a menor (69%).

Campo obrigatório